Política

Maioria dos brasileiros se considera de direita, diz pesquisa

Divulgação/ Renato Pizzutto/Band
O índice dos autodeclarados de direita teve um boom durante o governo Bolsonaro e se manteve estável durante o início da gestão Lula  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Renato Pizzutto/Band
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 12/09/2023, às 09h59 - Atualizado às 10h14


FacebookTwitterWhatsApp

Os brasileiros que se identificam com a direita seguem em alta mesmo com a derrota de Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial do ano passado. É o que diz a pesquisa  “A Cara da Democracia”, realizada pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT). 

De acordo com o levantamento, aproximadamente um quinto dos brasileiros (22%) se declaram de direita. O percentual é o dobro dos que se dizem de esquerda (11%). 

A parte do eleitorado que se autoclassifica como de direita teve uma alta sgnificativa durante o governo Bolsonaro e vem se mantendo estável nos primeiros meses da gestão Lula (PT), mesmo o petista obtendo uma avaliação maior do que o seu antecessor. 

O percentual de eleitores autodeclarados de direita viveu um boom durante o governo Bolsonaro e se mantém até aqui, mesmo com Lula tendo uma avaliação mais positiva que seu antecessor e registrando melhora na percepção sobre a economia. Para se ter ideia, em 2018, só 9% se consideravam totalmente de direita. No ano seguinte, esse número dobrou. E em setembro do ano passado, alcançou 24%, no maior patamar em cinco anos.

Além de se autodeclarar de direita, a maior parte do eleitorado brasileiro tem opiniões mais ligadas às pautas conservadoras. Entre os exemplos, o levantamento aponta que 79% são contrários à legalização do aborto e 70% se opõem à descriminalização do uso das drogas.

A pesquisa entrevistou 2.558 de forma presencial, em 167 cidades, de todas as regiões do país, entre 22 e 29 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o índice de confiança é de 95%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp