Política

Mandatário europeu planeja vir a posse de presidente brasileiro a depender do eleito, diz coluna

Reprodução/TV Globo
Decisão do mandatário europeu vai depender do resultado do 2º turno das eleições à Presidência da República  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 09/10/2022, às 10h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O chefe do Executivo francês, Emmanuel Macron, está planejando vir ao Brasil, em janeiro de 2023, para participar da posse do presidente eleito no pleito, em 2º turno, no dia 30 deste mês. Porém, o martelo só será batido a depender de quem for o escolhido nas urnas.

A expectativa é a de que o mandatário europeu compareça caso a vitória seja a do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com o colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.

Os dois possuem boa relação. Em 2021, os dois se reuniram no Palácio do Eliseu onde o petista foi recebido com honras de chefe de Estado. Já em abril deste ano, Lula cumprimentou o francês pelo triunfo nas urnas durante as eleições para a Presidência da nação europeia.

Por outro lado, Emmanuel Macron não deve adotar a mesma postura caso Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito, uma vez que ambos não tem um vínculo positivo.

O liberal já fez piada com a professora Brigitte Macron, esposa do mandatário, quando um seguidor de Bolsonaro postou, em uma rede social, uma foto na qual compara Brigitte com Michelle Bolsonaro, primeira-dama do Brasil.

Por outro lado, Macron teceu, em diversos momentos, fortes críticas a Bolsonaro pela gestão do governo federal acerca da Amazônia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp