Política

Manifestantes reclamam de falta de vaso sanitário e superlotação; necessidades fisiológicas são feitas no chão

Reprodução/Vídeo
As queixas dos manifestantes foram trazidas por advogados dos vândalos à Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 19/01/2023, às 16h47   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Manifestantes extremistas presos depois de praticarem atos antidemocráticos e de vandalismo, em 8 de janeiro, reclamam de superlotação, “comida ruim”, falta de vasos sanitários, mau cheiro e outros problemas nas celas do Complexo Penitenciário da Papuda e da Penitenciária Feminina de Brasília, popularmente conhecida como Colméia. As queixas foram trazidas por advogados dos vândalos à Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).

De acordo com o defensor público da Tutela Coletiva de Presos do Núcleo de Execuções Penais, Felipe Zucchini, os presos estão em celas separadas dos demais detentos na Papuda e da Colméia. Nem todas as cadeias contam com vaso sanitário convencionais e, de acordo com a versão dos defensores dos acusados de praticar atos terroristas, muitos são obrigados a fazer necessidades fisiológicas em instalações no chão dos cubículos.

“Se considerado o número de camas disponíveis, que em regra são 8 por cela, esta seria a quantidade ideal para ninguém dormir no chão. Nas visitas recentes se registrou a presença de 16 a 22 nessas celas. Importante destacar que em outras unidades da Papuda, como o CIR (Centro de Internamento e Reclusão), é comum encontrar celas com mais de 22 pessoas, muitas vezes há mais de 30 pessoas em espaços semelhantes”, contou. O problema se repete na Colméia, onde há casos de celas com 16 detentas.

“A maioria não tem vaso de concreto. Quanto ao mau cheiro, apesar de não ser perceptível nas inspeções por quem passa pelos corredores, há muita reclamação por parte daqueles que são obrigados a dormir próximo a ele pela falta de espaço para todos os colchões no chão”, disse o defensor.

Comida -  “A alimentação tem sido o principal objeto de reclamação. Quanto às marmitas (almoço e janta), há queixas sobre a falta de sabor, gosto ruim, mau cozimento e outras como a impossibilidade de identificar a espécie de proteína moída fornecida. Recentemente, colheram-se relatos que diziam que a comida era indigesta, o que fez com que muitas pessoas deixassem de comer e descartassem boa parte dos alimentos. Eles também querem uma maior quantidade de frutas”, completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp