Política

Marcos do Val blefava ao dizer que se reportava à ‘inteligência americana’, diz Polícia Federal

Pedro França / Agência Senado
Além desse indicativo, a perícia no celular do senador revelou conversas do WhatsApp com ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-deputado Daniel Silveira  |   Bnews - Divulgação Pedro França / Agência Senado

Publicado em 12/07/2023, às 11h45   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

Uma perícia realizada pela Polícia Federal (PF) no celular do senador Marcos do Val (Podemos) apontou que ele blefava ao falar de mensagens no WhatsApp em que se reportava à “inteligência americana”. Em uma dessas conversas, ao falar com o ex-deputado Daniel Silveira (PTB), o parlamentar afirma que informou a agentes estrangeiros sobre um suposto plano para gravar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o jornal O Globo, nessa conversa, o senador diz que foi necessário fazer o relato à "inteligência americana" devido à “outra função” que exercia. Vale lembrar que o senador afirma com frequência que já foi instrutor da Swat, grupo de elite da polícia dos Estados Unidos.

Apesar disso, segundo a PF, "é possível que do Val tenha dito tal afirmação apenas como um “blefe”. A troca de mensagens entre Do Val e Silveira ocorreu nos dias 13 e 14 de dezembro de 2022 e aconteceu em um contexto em que Silveira teria tentado convencê-lo a gravar Moraes, com o intuito de provocar um fato capaz de anular o resultado da eleição que deu a vitória a Lula (PT), e que,o então presidente Jair Bolsonaro (PL) teria participado de uma dessas reuniões, realizadas no Palácio da Alvorada.

Do Val já deu informações contraditórias após o episódio vir à tona e passou a ser investigado no mês passado, após ser alvo de uma operação da PF que cumpriu mandados de busca e apreensão. Em sequeência ele pediu licença do mandato no Senado.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (11):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp