Política

Margareth Menezes é ignorada pela Ancine; saiba motivo

Valter Campanato/Agência Brasil
O desgaste ocorreu após a agência descumprir uma decisão da ministra para fomentar projetos fora da região Sudeste  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 21/01/2023, às 17h41   Cadastrado por Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

A gestão de Margareth Menezes à frente do ministério da Cultura tem como uma de suas prioridades o fomento de projetos fora da região Sudeste. No entanto, a  Agência Nacional de Cinema (Ancine) tenta rever a decisão da pasta. As informações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo, no jornal Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação, Margareth Menezes se reuniu na última terça-feira (17) com o diretor-presidente da Ancine, Alex Braga, em Brasília. Uma das pautas do encontro foi importância de projetos culturais fora do Sudeste.

No entanto, na quarta (18), a Ancine publicou o resultado de um edital para novos realizadores que previa uma cota regional para Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Porém, esta última região não foi contemplado, o gerou criticas a agência nas redes sociais.

Ainda segundo a publicação, a própria ministra teria ligado para Alex Braga para cobrar Braga uma solução imediata. Após o “puxão de orelha” da ministra, a Ancine divulgou uma nota em seu site voltando atrás na decisão.

“Com o compromisso de manter a equidade da política pública e o consequente desenvolvimento de todas as regiões do país, o Ministério da Cultura e a Ancine irão adotar, em regime de urgência, providências para atender também aos realizadores da região Norte”, diz o texto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp