Política

Ministro de Lula esconde patrimônio do TSE; saiba quanto

Reprodução / TV Vaquejada
O ministro é frequentador de leilões e grande criador de cavalos de raça  |   Bnews - Divulgação Reprodução / TV Vaquejada

Publicado em 28/02/2023, às 08h08 - Atualizado às 08h09   Cadastrado por Daniela Pereira



O ministro das Comunicações do Governo Lula (PT), Juscelino Filho, teria escondido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio milionário sobre criação de cavalos de raça.

Há menos de um ano, quando registrou candidatura para deputado federal, Juscelino teria afirmado que possuía apenas 12 cavalos da raça Quarto de Milha, informando um patrimônio de R$ 4,457 milhões, com fazendas, carros, 50% de uma aeronave, um apartamento e o terreno onde está instalado um haras.

No entanto, um levantamento feito pelo Estadão apontou que o ministro escondeu ao menos R$ 2,2 milhões em cavalos da raça. A declaração de Juscelino ao TSE não incluiu os animais nem os embriões.

Os dados foram encontrados na Associação Brasileira de Quarto de Milha (ABQM), onde constam certificados de animais registrados no nome de Juscelino. Frequentador de leilões de cavalo, o ministro é um dos mais conhecidos criadores de animais da raça Quarto de Milha, voltada para vaquejada.

Ainda segundo informações do Estadão, os animais dele são criados em um haras, localizado em Vitorino Freire, no Maranhão. O haras pertence a Juscelino, que teria mandado asfaltar com dinheiro do orçamento secreto, mas é registrado em nome da irmã dele, a prefeita Luanna Rezende, e em nome de Gustavo Marques Gaspar, um ex-assessor dele na Câmara.

O Estadão procurou o ministro para esclarecer o caso, mas não obteve retorno.

Esta não é a primeira vez que ministro do Governo Lula se envolvem em escândalos. A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, é suspeita de uso indevido dos recursos do fundo eleitoral durante a campanha eleitoral do ano passado, além de, supostamente, ter envolvimento com milicianos do Rio de Janeiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp