Política

Ministro do STF Fachin vota por rejeitar denúncia contra presidente do PT; confira

Alessandro Dantas / PT
Gleisi Hoffmann é acusada pela PGR de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por supostamente ter recebido R$ 3 milhões em propina da Odebrecht  |   Bnews - Divulgação Alessandro Dantas / PT
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 11/11/2023, às 19h20


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, relator dos processos da Operação Lava Jato na Corte, votou para que seja rejeitada uma denúncia contra a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

O julgado no plenário virtual, em que os membros da Suprema Corte votam remotamente, Fachin foi o único a apresentar o seu voto até o momento. A sessão desse caso está prevista para durar até às 23h59 do dia 20 de novembro.

Os demais ministros do STF devem se manifestar no caso. A exceção é o ministro Cristiano Zanin, que se encontra impedido de votar por ter atuado no processo quando era advogado. 

Na justificativa do voto, Fachin diz haver “insuficiência de elementos indiciários” para sustentar a denúncia. Além disso, o ministro aponta para “vácuos investigativos intransponíveis” para demonstrar os supostos crimes.  

A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em abril de e tinha como fonte delações premiadas de executivos da Odebrecht. No documento, Gleisi é acusada de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Pela operação, ela teria supostamente ter recebido R$ 3 milhões em propina da empreiteira para serem gastos campanha de 2014, quando concorreu ao governo do Paraná.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp