Política

MPF adota ação quanto a desfile do 7 de Setembro; confira

Isac Nóbrega/PR
O objetivo do MPF, com a ação, é o de garantir a ida de servidores civis sem coação  |   Bnews - Divulgação Isac Nóbrega/PR

Publicado em 07/09/2022, às 14h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito para que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) adote medidas para evitar que os atos oficiais e o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em Brasília, não sejam confundidos com atos de natureza político-partidária.

O órgão enviou, nesta terça-feira (6), um ofício ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, "ressaltando a relação especial de sujeição dos militares no exercício do papel relevante e singular garantido na Constituição Federal" e na lei que dispõe sobre o Estatuto dos Militares.

Além disso, as procuradoras regionais dos Direitos do Cidadão oficiaram, ainda, o secretário especial de Comunicação Social para garantir que a participação de servidores civis no evento seja voluntária, sem qualquer forma de coação ou constrangimento.

Segundo o MPF, as medidas foram motivadas pelas manifestações político-partidárias agendadas para o mesmo dia, horário e local do desfile cívico-militar que será realizado nesta quarta-feira (7), na Esplanada dos Ministérios. O órgão ressalta que foram distribuídos convites a servidores civis lotados nos ministérios para que comparecessem ao evento.

As procuradoras citam ainda a carta aberta à população por eleições pacíficas e pela preservação da democracia brasileira, divulgada no último dia 5 de agosto.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp