Mundo

Isenção de visto para indianos não avança no Itamaraty

Arquivo/ Agência Brasil
Governo avalia risco de imigração em massa. Contudo, autoridades indianas, argumentam que perfil do Brasil não é tão atrativo   |   Bnews - Divulgação Arquivo/ Agência Brasil

Publicado em 25/02/2020, às 09h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Quatro meses após ter anunciado a isenção de visto para indianos, o governo brasileiro ainda não avançou para efetivar a medida prometida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

É o que revela a coluna Estadão, do jornal Estado de São Paulo, desta terça-feira (25). Diplomatas dos dois países ouvidos pela publicação afirmam que a maior probabilidade neste momento é pela adoção do chamado e-visa - em que o turista faz o pedido diretamente pela internet - superando barreiras burocráticas. 

Contudo, o pedido ocorreria ainda sem a isenção total, como esperado por empresários. O Itamaraty ainda vê com muita cautela a liberação total do visto e tem avaliado o risco de imigração em massa. 

Autoridades ligadas ao governo indiano, por outro lado, argumentam que o perfil do Brasil não é tão atrativo para os imigrantes indianos quanto os Estados Unidos, por exemplo. Eles ponderam que a barreira provocada pelo idioma é levada em consideração, assim como o fato de que a comunidade indiana não é significativa em tupiniquins.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp