Mundo

Mujica renuncia ao Senado uruguaio e antecipa aposentadoria

Divulgação
Ex-presidente se despediu do Congresso nesta terça-feira  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/10/2020, às 12h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica (2010-2015) renunciou ao cargo de senador, retirando-se a vida política ativa nesta terça-feira (20). O político da Frente Ampla de esquerda, eleito senador em 2014, já havia anunciado que renunciaria ao cargo no mês passado, por motivos de saúde.

Mujica, de 85 anos, se despediu do Congresso nesta terça, data que também marcou a renúncia de outro ex-presidente, Julio María Sanguinetti (1985-1990 e 1995-2000), de 84 anos, do Partido Colorado. Os adversários políticos decidiram abandonar o Senado em uma sessão conjunta, gesto classificado por outros parlamentares como um "reflexo da democracia".

Aplaudido de pé, Mujica fez um emocionado agradecimento aos seus colegas e aos funcionários da Casa. Segundo ele, sua saída não "significa o abandono da política, mas sim o abandono da linha de frente". "No meu jardim, há décadas não cultivo o ódio. Aprendi uma dura lição que a vida me impôs. O ódio acaba deixando as pessoas estúpidas", disse o ex-presidente, que passou 13 anos preso durante a ditadura militar.

"Passei por tudo nessa vida, fiquei seis meses atado por um arame, com as mãos nas costas, fiquei dois anos sem ser levado para tomar banho e tive que me banhar com um copo. Já passei por tudo, mas não tenho ódio de ninguém e quero dizer aos jovens que triunfar na vida não é ganhar, mas sim se levantar toda vez que cair".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp