Mundo

Biden faz apelo a Trump: "Nossa democracia está sendo atacada"

Reprodução/TV
Presidente eleito faz apelo a Trump após caos em Washington  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV

Publicado em 06/01/2021, às 18h12   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente norte-americano, Joe Biden, discursou no fim da tarde após a invasão de trumpistas do Capitólio, sede do Congresso norte-americano, nesta quarta-feira (6). "Nossa democracia está sendo atacada", iniciou o presidente eleito em 2020.

Segundo ele, "as cenas de caos não refletem a américa verdadeira". "O que vimos foi um pequeno número de extremistas. Isso é desordem, não é discordar. É um caos", atacou, afirmando que o ataque antidemocrático não tem precedentes.

"O que estamos vendo é um pequeno número de extremistas dedicados à ilegalidade. Isso não é dissidência. É desordem. É caos. É quase uma sedição. E deve acabar agora" (Joe Biden)

Biden também fez um apelo ao presidente Donald Trump que, sem provas, continua questionando o resultado da eleição. "As palavras de um presidente podem inspirar e, na pior das hipóteses, incitar. E assim peço ao presidente Donald Trump vá em rede nacional para manter o seu juramento à Constituição".

O discurso do democrata seguiu defendendo a legitimidade das urnas e a soberania do país. "A democracia é frágil. A preservação da democracia requer líderes que tenham coragem de se levantar".

Mais cedo, Donald Trump fez um discurso na Casa Branca colocando em dúvida o resultado da eleição. Em seguida, apoiadores se dirigiram e invadiram o Capitólio. Uma mulher foi baleada. Atiradores de elite foram enviados ao local.

O prédio precisou ser esvaziado após uma ameaça de bomba.

Leia também:
Trump incita manifestantes, que invadem o Congresso e agridem a polícia nos EUA
Em carta, vice nega pedido de Trump e promete respeitar Constituição

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp