Mundo

Papa Francisco pede diálogo na Colômbia e defende "direito de se manifestar pacificamente"

Reprodução/Mazur/Catholic Church England and Wales
Ao menos 42 pessoas - um militar e 41 civis - já morreram nos atos, de acordo com o órgão independente Defensoria do Povo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Mazur/Catholic Church England and Wales

Publicado em 23/05/2021, às 11h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Papa Francisco pediu neste domingo (23) que a a crise social na Colômbia, iniciada com as manifestações em 28 de abril e agravada pela repressão policial, seja resolvida a partir de um "diálogo sério". 

Ao menos 42 pessoas - um militar e 41 civis - já morreram nos atos, de acordo com o órgão independente Defensoria do Povo. O chefe da igreja católica também defendeu "o direito de se manifestar pacificamente".

"Nesta solenidade de Pentecostes, rezo para que o querido povo colombiano saiba acolher [o Espírito Santo] de forma que, por meio de um diálogo sério, encontre soluções justas aos diversos problemas que enfrenta, especialmente os mais pobres", afirmou Francisco.

De acordo com informações da agência de notícias AFP, Francisco também pediu às forças de segurança para "evitarem, por razões humanitárias, comportamentos prejudiciais para a população no exercício de seu direito de se manifestar pacificamente".

A Colômbia passa por um novo período de convulsão social após protestos em 2019 e 2020. Os manifestantes pedem um país mais igualitário e um Estado mais solidário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp