Política

Na prisão, Roberto Jefferson tenta manobra após isolamento político; confira

Valter Campanato/Agência Brasil
Ex-deputado, Roberto Jefferson ainda tem objetivo caso consiga sair da cadeia  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 15/02/2023, às 08h36   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-presidente do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson vem tentando uma manobra jurídica perto de completar quatro meses na cadeia e amargar o isolamento político após a acusação de tentativa de homicídio contra quatro policiais federais, em outubro do ano passado.

A defesa dele, de acordo com a Folha, tenta uma saída acerca da ação penal em que é réu. O prazo para a resposta à acusação é na semana que vem, e o foco é na produção de um laudo que questione o relato feito pelos agentes.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Jefferson disparou cerca de 60 tiros com uma carabina e três granadas adulteradas com pregos contra os policiais que foram cumprir a ordem de prisão expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A principal linha de defesa será atribuir aos agentes um excesso de legítima defesa. Um perito contratado pelos advogados do ex-deputado pretende mostrar que os policiais não atiraram apenas para interromper os disparos do ex-deputado, como afirmaram, mas também para atingi-lo. O foco é tentar derrubar 1 dos 2 mandados de prisão preventiva expedidos contra o ex-deputado desde outubro.

Sonho

Caso obtenha sucesso na empreitada, Jefferson - que foi alijado do Mais Brasil, partido oriundo da fusão entre o PTB e o Patriota, mas que ainda está sob análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) -, pode colocar em prática um sonho alimentado por ele Bangu 8: de fundar um partido de direita.

Os petebistas elegeram apenas um deputado e não cumpriram a cláusula de barreira, ficando sem acesso ao Fundo Partidário e à propaganda de TV. Por isso, acabaram se unindo ao Patriota para fundar uma nova legenda.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp