Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Políticos fura-fila e a paz forçada de Marcell e Carballal

Imagem Na Sombra do Poder: Políticos fura-fila e a paz forçada de Marcell e Carballal
Leia as notícias dos bastidores da política baiana desta semana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/09/2015, às 07h00   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Os fura-fila

Uma fonte do Bocão News que estava na Livraria Cultura no lançamento do livro do jornalista Paulo Henrique Amorim presenciou uma atitude deselegante de três petistas: enquanto o vereador Waldir Pires (PT), de 88 anos, o secretário Nelson Pelegrino (PT) e a deputada Ivana Bastos (PSD) estavam na fila para cumprimentos do autor que davam caracois fora da livraria, o presidente do PT, Everaldo Anunciação e os deputados Zé Neto (PT) e Maria Del Carmen (PT) furaram a fila o que provocou o maior burburinho. Não respeitaram nem Waldir...

Foto dos verdes

A comentada foto de Marcell Moraes (PV), o prefeito ACM Neto (DEM) e o vereador Henrique Carballal (sem partido) no Palácio Thomé de Souza não colou como um "selo de paz". O que se comenta na Câmara de Salvador é de que a foto foi forçada por Marcell para uma "pseudo" aliança com Carballal. Era sabido que o verde estava minando por todos os lados a entrada do ex-petista na agremiação, mas colocou ACM Neto na jogada para "amenizar". Vale lembrar que a história da saia ainda não foi esquecida...

Artilharia

Por falar em Marcell e Carballal, o medo do deputado versava sobre a artilharia pesada futura que o deputado poderia sofrer pelo vereador. Se comenta que Carballal iria pertubar o juízo do membro da Assembleia Legislativa. Se o assunto se efetivasse, o parlamentar estadual iria "sofrer nos sarros" do ex-petista

Hello Cátia

Ela era muda e agora tem dado o que falar. Após três anos “sem voz” na Câmara Municipal de Salvador (CMS), a vereadora Cátia Rodrigues (Pros) resolveu soltar o verbo e apresentar projetos polêmicos como a Semana Antiaborto – sancionada pelo prefeito ACM Neto – e a instalação de um monumento da Bíblia, no Dique do Tororó, para dividir espaço com as imagens dos orixás. Conhecida nos corredores do Legislativo soteropolitano como a vereadora “Hello Kitty” – em referência ao desenho animado cuja “gatinha” (há controvérsias) não tem boca (também há controvérsias) –, Cátia agora faz a linha Xuxa e vai dando seu alô.

Meia volta volver


Movimentação de MN foi acompanhada por toda a imprensa, que estava em frente ao palanque

Depois de quase duas horas de desfile do 7 de Setembro, o presidente da Assembleia Legislativa, MN, resolveu deixar o palanque antes do  governador Rui Costa. MN olhou para o relógio pela última vez, se despediu do prefeito ACM Neto e visualizou Rui, que estava de costas para ele. Depois de alguns segundo de reflexão, tomou coragem e deu dois tapinhas nas costas do governador, que se virou para ver quem era. MN estendeu a mão, Rui olhou rapidamente, com cara de poucos amigos, apertou a mão, também rapidamente, e deu às costas novamente a MN. O descontentamento de Rui com MN seria porque ele iria deixá-lo ou por conta do clima criado na Alba que tem atrapalhado o governo? Mas, antes de descer as escadas, MN pensou duas vezes e resolveu dar meia volta. O chefe do Legislativo, que completará 10 anos no Poder, resolveu não mais ir embora e saiu junto com o governador, inclusive aguardou, fielmente, Rui Costa falar por quase 10 minutos com a imprensa. 

Entre a cruz e a espada de Ogum

Se o avô era um frequentador assíduo de terreiros de candomblé e não escondia de ninguém a predileção pelos orixás, o mesmo não pode ser dito sobre seu neto. O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), resolveu fazer uma praça da Bíblia. Já que da cabecinha da vereadora Cátia Rodrigues (Pros) saiu a ideia fantástica de colocar o livro sagrado entre os orixás do Dique, Neto se saiu com essa. Ele não quer desagradar ao povo de santo e menos ainda aos zilhões de evangélicos espalhados por essa cidade d' Oxum.

Crise? Que crise?

A crise econômica veio com tudo. Todos estão vendo. Quero dizer, quase todos. Vivendo como Alice no País das Maravilhas, num otimismo que beira a insanidade, o vereador Gilmar Santiago, do PT,  diante de uma plateia - da Rua 8 de dezembro, em São Cristóvão - que sabe que tudo aumentou, minimizou os efeitos da crise. Entusiasmado, usou o microfone pra dizer que a orla estava abarrotada de gente, de uma ponta a outro, no feriado do 7 de Setembro. Todos, segundo ele, consumindo cerveja e peixe. A crise, disse, é uma invenção da mídia e da oposição. Por falar nisso, quanto está mesmo o quilo da cebola, vereador? E o da carne? O preço do gás de cozinha? Ah, e qual é mesmo o índice de desemprego na Bahia e em Salvador, vereador?

Sempre manda conta...

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), vem sendo tratado entre os próprios deputados como o "político que faz questão de mandar a conta". O ainda pedetista, sempre quando algum desafeto tece uma crítica, ou até a imprensa publica alguma matéria que o contraria, sempre faz questão de "passar na cara" que ajudou a pessoa de alguma forma ou que o convidou para um almoço/jantar.

Sempre manda conta 2...

Quem está no mesmo estilo de Marcelo Nilo (PDT) e fez uma postagem não muito bem vista foi o deputado Rosemberg Pinto (PT) - que sonha em ser presidente da Assembleia Legislativa. Depois do músico Carlinhos Brown criticar o engarrafamento na Paralela por conta das blitze na região, o petista ironizou: “saí cedo! Peguei engarrafamento e, diferente do Carlinhos, aquele Braú (sic), que ganha dinheiro com o governo e só fala mal, cheguei bem!”. Mandou a conta.
Gosto de vice
O governador Rui Costa (PT) aproveitou a presença do vice-presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes (PSD), no evento que anunciou os R$ 80 milhões para encostas, de que o deputado tem pegado gosto pelo cargo 'interino' da presidência da Casa. "Nilo vive pedindo que eu leve meu vice nas viagens para ele poder assumir o Executivo. Eu acho que o senhor, deputado, também deve ficar pedindo a ele para viajar também", brincou. Menezes, nos bastidores, caso Nilo um dia deixe a presidência da Assembleia, é tido como um possível subtituto.
Articulação PL
A ausência de Nilo no evento se deve a articulação da refundação do PL. Muito políticos baianos estavam em Brasília nesta quarta-feira (09) para resolverem suas vidas partidárias.
Rui Encosta
No auditório do evento do anúncio dos R$ 80 milhões para encostas, a guerra política entre o prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Rui Costa (PT) ficou quente no público presente. Um grupo gritava a favor do democrata e outro a Rui. Mas o petista levava vantagem nos comentários: "Rui Encosta", bradavam uns ou "Só quem mora numa encosta sabe o que ela é", gritavam outros.
Ar da graça
Desde que seu partido desembarcou na base do governador Rui Costa, o vereador Carlos Muniz (PTN) não vai às inaugurações de obras do governo estadual. Nesta terça, no entanto, ele resolveu dar o ar da graça ou quase. Embora fisicamente não tenha estado na Rua 8 de dezembro, em São Cristóvão, na inauguração de uma obra de contenção de encosta, o peetenista fez questão de demarcar território. Com uma faixa de um lado a outro da rua, agradeceu a Rui pela obra. Nada de sujar os sapatos.
Navalha na carne
Nem peça teatral, nem filme. Ao menos três prefeitos baianos resolveram adotar medidas mais austeras – e dar exemplo – cortando os próprios salários, de vice-prefeitos, secretários e cargos comissionados. Em Camaçari, o petista Ademar Delgado saiu na frente e passou a navalha nos rendimentos em 20%. O mesmo percentual foi aplicado pelo gestor Luzinar Medeiros (PSD), de Mundo Novo. Já em Bom Jesus da Lapa, a lâmina do prefeito Eures Ribeiro (PV) anda um pouco mais afiada: 33%. Ambos alegaram que os cortes são para a “continuidade de serviços essenciais”, em meio à queda de arrecadação dos municípios provocada pela crise econômica. Com a proximidade das eleições municipais em 2016, tomara que as medidas sejam apenas mera coincidência.
Ponto Morto

O deputado estadual Alex Lima continua no ponto morto sobre seu futuro político. Que a sua relação com os irmãos Bacelar, caciques do PTN, não está nada boa, já não é novidade. Com isso, viajou a Brasília nesta quarta-feira (9) e aproveitou para fazer uma visita de peso. Foi ao gabinete do senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia. A legenda, assim como o PSB, é uma das guaridas do parlamentar. Como não irá se candidatar em 2016, Lima não tem pressa para escolher. Ou ser escolhido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp