Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: o "Bobo do Lixo"

Publicado em 31/08/2017, às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O ‘Bobo do Lixo’

Um famoso personagem da alta sociedade baiana, mas que tem o bolso furado, é motivo de piada na política municipal. Do segurança até a mais alta patente do Palácio Thomé de Souza, todos tiram uma lasquinha. O sujeito vive pongado em clubes e restaurantes da cidade puxando saco de políticos e secretários, mas sempre é ridicularizado. O ‘Bobo do Lixo’, vulgo pelo qual também pode ser identificado, posa de barão, mas é o menor dos menores em quadro societário que participa. Resta saber se ele tem algum poder sobre sua própria empresa. O sócio majoritário vive tentando consertar as besteiras que o ‘Bobo’ faz.     

Sorriso no rosto

Na última sessão na Alba, o deputado Marcelo Nilo viveu seu momento de glória. Em meio a uma discussão sobre o regimento da Casa, o deputado que presidia a sessão, Sandro Régis, ficou com uma dúvida e logo chamou o “ex-eterno” presidente que comandou a Casa por 10 anos, para resolver o problema. Nilo abriu um sorrisão e explicou o regimento. Saiu da sessão rindo dizendo “ao menos servi para alguma coisa”.

Judicialização

A sessão da última terça-feira na Alba e que durou até a madrugada pode ser judicializada. Conforme informações que chegaram ao BNews, há a possibilidade de a oposição questionar a falta de quórum para votação. A obstrução durou mais de 10 horas em protesto contra o não pagamento de emendas impositivas.

Tablets

Os tablets, instalados recentemente na mesa de cada deputado no plenário, já estão em pleno funcionamento, mas ainda pouco usados pelos parlamentares. Um ou outro deputado se debruçou diante do “brinquedinho”. A maioria continua usando o celular para navegar na internet enquanto corre a sessão.  O curioso é que, apesar da crítica de alguns membros da imprensa com o valor gasto na reforma do plenário, cerca de R$ 300 mil reais, o custo dos aparelhos foi zero. Assim garantiu o presidente: “Fez parte do pacote, os tablets foram uma espécie de bônus da empresa que forneceu o painel”.

Condado do falatório

A Região Metropolitana de Salvador (RMS) produz figuras políticas dignas de stand up comedy a granel. E quando o assunto é quantidade, São Francisco do Conde, com a sua super percapita, é, digamos, figura carimbada. O prefeito de lá, sem mais delongas, gosta muito de bradar aos quatro cantos que manda e desmanda, mas o fato é que todo mundo sabe que o Evandro falastrão não conta nem os royalties por lá. A última palavra nunca é dele.

Terceirizando

E por lá, a terceirização do hospital tá fazendo muita gente ligar o sinal de alerta!

Cama, mesa e banho

E o prefeito não eleito de Camaçari continua dando caneta por lá. O “barba” nem se faz de rogado: é o dono do controle remoto, ou melhor, do Diário Oficial. Nomeação pra lá e pra cá.

Translação: tarda, mas não...

Das regras universais: o mundo gira! O prefeito ACM Neto pediu a cabeça do secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa, mas além de não ganhar o presente requerido, perdeu qualquer possibilidade de diálogo futuro. Fontes do BNews asseguram: o de Neto tá guardado.

Diária em dólar?

Em meio a uma crise sem precedente no país, o prefeito de Salvador resolveu dar um tempo na agenda institucional e eleitoral. Foi para os EUA gozar umas férias fora de temporada. A história que circula é que o prefeito promete voltar revigorado para dar continuidade à corrida eleitoral, também fora de época. É o tal do ensaio nosso de cada estação.

Pergunta de oposição

No debate que fez com o também vereador Kiki Bispo (PTB), Zé Trindade (PSL) perguntou: Neto foi pro EUA ver o Mikey? É o Pateta se apresentando para o Mikey?

Resposta de situação

Kiki Bispo emendou: não vamos baixar o nível, nobre colega!

Este sobrenome não!

E tem uma família que vem dando muita dor de cabeça ao governador Rui Costa e aliados. Ocupando dois cargos na estrutura estadual e com longevidade, a turma da “colina não muito sagrada” que veio da região de Guanambi dá as cartas e não arreda o pé dos espaços ocupados. Doa em quem doer. Na bola dividida, Rui preferiu dar tempo ao tempo.

Aposta?

O advogado especializado em direito eleitoral e leitor da Sombra do Poder será mais uma vez convidado a responder uma pergunta: será ele, novamente, uma aposta do DEM para Câmara dos Deputados?

“Mãe Dináh”

Aliados e opositores do presidente Michel Temer (PMDB) estão na expectativa para a nova denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mas preferem não sofrer por antecipação. Ao comentar o assunto, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) disse que prefere esperar. “Não sabemos nem se ela vem, quando vem, se o STF vai encaminhar para a Câmara. Não sei de nada. Eu não tenho bola de cristal para ver como vai ser a denúncia”, frisou.

Carrerinha

Sem respostas para as incertezas de Brasília, Lúcio só quer saber mesmo de viver grudado com ‘Carreirinha’, seu cão-amigo inseparável. O bichinho figurou até no programa de entrevista de Angelo Coronel, onde Lúcio proseou recentemente.

A volta dos que não foram

Jusmari não assumiu a Secti como alardeado pelo noticiário baiano. A ex-prefeita de Barreiras, no entanto, vai comandar uma secretaria a pedido de Rui. O interessante é que Jusmari tem muito mais intimidade com a Agricultura – é do Oeste baiano – que com a Ciência e Tecnologia. As costuras continuam sendo feitas e Andrea Mendonça deve entrar no tabuleiro.

Halloween

O prefeito ACM Neto terá que lidar com um “assombração”. Ao BNews chegou a informação que Vado, além de Malassombrado, é homem de promessa: promete explodir tudo diante de tamanha insatisfação.

Espera sentado

E o vice-governador João Leão (PP) iria com Rui Costa para a China, mas resolveu ficar. Desta forma, Coronel que assumiria pela primeira vez a gestão estadual interinamente não ocupou o cargo. Há quem diga que o “bonitão”, como Leão é chamado, ouviu que era melhor deixar o presidente da ALBA onde está: vai que ele gosta da cadeira.

Fufuca baiano

A rádio corredor não perdoa: o primeiro vice-presidente da Assembleia é o deputado Luiz Augusto. Dizem que ele quase se tornou o Fufuca da Bahia.

Malandramente...

Do deputado Luciano Ribeiro (DEM): Lula é um cabra muito esperto. Na hora de falar advogado, diz ‘adevogado’, mas para criticar a apresentação do Ministério Público pronuncia direitinho ‘Power Point’. É sabido demais esse moço!

Ciumeira

E o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Leo Prates (DEM), resolveu tirar uma selfie pragmática: tá bom, Leo Prates, vai aparecer na Sombra positivamente!

Tá embaçado?

O futuro do secretário de Governo, Antônio Imbassahy, está turvo ou embaçado? Não sabe se fica como ministro, não sabe se fica no PSDB, não sabe se terá espaço na majoritária. Não sabe muito sobre o futuro, mas o que ele sabe, dizem: é tabular. A planilha de emendas, cargos é bem organizadinha do jeito que o chefe gosta.

TIAAAA

E o clima entre a secretária de Promoção Social e o prefeito ACM Neto está azedado mesmo. A negona, que ninguém comanda, como gabou-se ao dar o voto contra Cunha, não consegue sequer uma audiência com o comandante da tropa. Não adiantou nem ir a Roma, ou melhor, procurar João Roma. Nada, nada mesmo parece reconstruir as pontes.

Au revoir Renault

Numa ação publicitária onde vende a ideia de que “viajar quebra preconceitos”, a montadora de carros francesa, Renault, deu o famoso tiro no pé. Isso porque recorreu a expressões como “o baiano é lento” e “nordestino não gosta de trabalhar” e acabou saindo com a pecha de empresa preconceituosa. Da próxima vez, é melhor que a empresa se atenha a falar apenas das especificidades dos carros, se não que bata as asas de volta à França. Au revoir Renault.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp