Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Quem tem medo de Nilo??

Arquivo BNews
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 14/09/2017, às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Quem tem medo de Nilo??
Na operação desta quarta, uma conhecida figura do meio político do estado, ao acordar para sua malhação matinal, foi surpreendida com a viatura da Polícia Federal no pátio do luxuoso condomínio Panamby, no Horto Florestal. Rapidamente, o rapaz deu “marcha ré” e ficando uma horinha na escada de emergência, esperando o furacão passar. Ao ser questionado por um vizinho, afirmou que estava esperando o totó da família para passear pela manhã... Efeito Nilo…

Sobre Nilo
O expediente começa às 8h30, na Assembleia Legislativa. Quando a PF chegou por lá, pouca gente circulava pelos corredores da Casa, contudo, quem chegou depois ficou assombrado. O receio era que mais algum gabinete pudesse ser aberto. Foi um pega pra capar.

Liga aí
O ex-presidente da Assembleia disse em seu discurso que a busca e apreensão em sua casa serviu apenas para que o celular e o computador fossem, de fato, levados. Aí é que mora o problema. Quem conhece Nilo sabe que ele não deixava nada fora do aparelho e não tinha o hábito de apagar mensagem. Tem muita gente torcendo para que ele tenha trocado de aparelho recentemente e orando para que o backup não tenha sido salvo.

Crueldades da política
Marcelo Veiga, genro de Marcelo Nilo, é conhecido na AL-BA por ser educado e dedicado. Estava na Embasa desde que estouraram críticas a ele por trabalhar na Assembleia, presidida à época pelo sogro. Veiga era indicado por lá, mas de fato trabalhava, assim como o faz na Embasa, contudo, a política não perdoa. A primeira “aventura” eleitoral estava marcada para 2018, seria candidato a deputado estadual. Nos corredores da Assembleia, nesta quarta-feira (13), o destino do postulante a candidato foi sepultado: está fora.

PSD in loco
Otto Alencar convocou todos os pessedistas para um encontrão em Irecê, no sábado (16). Mandou recado e disse que não quer saber de desculpas. O evento tem que ser cheio para representar a força do senador e líder partidário. Quem quiser que não vá! A reunião é do PSD Jovem.

Nem tão discreto assim
E por falar em PSD Jovem, cresceu nas últimas semanas a informação de que a vaga do PSD na majoritária vai ser preenchida por Otto Filho. Coronel que se cuide. Por enquanto, se questionado, Otto dirá que não tem nada disso, mas é política e além de nuvem sabe-se de que onde tem fumaça…

#Nãoteouço
Parece que a tentativa de emplacar uma campanha relevante na Câmara de Vereadores de Salvador não deu certo para Marcelle Moraes. Além de virar motivo de brincadeiras e piadas, a campanha #MeOuça não adiantou. As vereadoras continuam falando na tribuna e os vereadores tagarelando em suas cadeiras. E o pior: as próprias vereadoras não dão ouvidos umas às outras.

O Velho Chico
Nem o maior defensor do Rio São Francisco consegue lembrar, assim de memória, quantas audiências públicas, encontros, reuniões e fóruns foram realizados para tratar da mais que necessária revitalização do Velho Chico. Bom, mais uma está agendada. No início de outubro, a AL-BA recebe representantes das comissões de Meio Ambientes de todas as Assembleias Legislativas dos estados por onde passa o rio para discutir o problema. Fábio Souto, que convocou, afirma que já passou da hora de fazer alguma coisa. “Nem Lula, nem Dilma, nem FHC ou Temer, nenhum presidente cumpriu a palavra e o Velho Chico está quase morto. Ou faz algo ou acaba”. Esperamos que isso não aconteça.

Geddel
Logo após ficar em prisão domiciliar, Geddel negava qualquer possibilidade de fazer delação. Dizia que não tinha o que delatar. Depois dos 51 milhões de reais e uns quebrados, a casa das apostas é quando fará a delação e não mais se fará!

Enquanto isso na sala da Justiça…
O prefeito ACM Neto tirou uns dias de “férias”. Foi para os EUA, passeou e curtiu um pouco. Dizem que a situação de Geddel está longe de trazer dores de cabeça ao cacique dos opositores na Bahia. Ao contrário, Neto está tranquilo, sossegado, remando com a maré favorável.

Kiki, se liga
O vereador Kiki Bispo postou esta pérola aí acima. Se liga, chapa!

Voto bom
Dizem que lá no oeste tem uma ex-prefeita com 40 mil votos flutuando para “doar” numa negociação. Dizem que lá no oeste, ela transfere. Em uma eleição dura com a que se avizinha, tá todo mundo querendo assediar a ex-prefeita, mas ela avisa: já é casada e não dá bola para conversa mole. Tem que ter projeto!

Voto ruim
Em Alagoinhas, quem tem uns 40 mil votos estimados é o ex-prefeito Paulo Cezar, do PDT. Ele será candidato a deputado estadual e acabou de assumir a presidência da Adab. Terá que se afastar logo logo, mas exigiu o cargo para o governo e teve o que quis, pois poderia migrar para a oposição. Este tipo de atitude deixa muita gente de orelha em pé.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp