Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Neto pode sair da majoritária e colocar Bruno Reis na cabeça de chapa

Reprodução
Os bastidores da política com detalhes   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 11/10/2017, às 22h38   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Ninguém espera, mas não duvide

O prefeito ACM Neto fez da ponte aérea Salvador – Brasília sua “morada”. Toda semana desembarca na capital federal, mas não deixou, até o momento, o vice-prefeito tomar conta da capital baiana nestes primeiros 10 meses de gestão. Bom, se esta não é uma novidade para os observadores da política soteropolitana, a que vem a seguir é: começa a ganhar força nos bastidores do Palácio Thomé de Souza a possibilidade de Neto não sair para o governo e colocar Bruno Reis na cabeça de chapa. Duvida?

Disputa pelo discurso

O ministro dos Transportes não foi para Itabuna participar da assinatura da ordem de serviço da duplicação da BR-415. Não foi a pedido dos aliados do presidente Michel Temer (PMDB) e adversários de Rui Costa na Bahia. Leia-se: ACM Neto. Segundo todos os envolvidos, menos os alinhados ao prefeito de Salvador, a obra terá, talvez, capital federal, mas o que ficou consolidado é que o capital político é do petista. Assim como o metrô que o governo federal está bancando, mas não está levando.

Quanto mais alto, maior a queda 
Se muita gente odiava um político figurão baiano – mais encalacrado do que nunca com a justiça – coisa é com a sua esposa. Relatos da soberba e da arrogância da mulher ultrapassam a quantidade de páginas da Biblia. Atendentes de lojas que sofriam um quilo agora derrubam a história na rua para qualquer um que quiser ouvir. Contam que tá pianinha, pianinha...

Férias a vista?

Comenta-se nos bastidores que o vereador Leo Prates (DEM) tomou um susto quando sentiu o peso da cadeira da presidência da Câmara de Vereadores de Salvador. É pré-candidato a deputado estadual, com reais chances de vitória, e caso a cadeira na Assembleia Legislativa se concretize, se livrará do fardo de retornar à planície. Contudo, se a vontade de 2018 não vingar, deve se viabilizar para ser secretário. Algo é certo: 2019 em diante ele vai querer umas férias da CMS. 

Jovenzinho velho

Tem um vereador de Salvador que se considera o protagonista de uma nova juventude. Tal qual “Como nossos pais” do finado Belchior, esse menino está mais para conservador da década de 1920 do que para os dias de hoje. De liberal não tem nada!

Jovem aos 81

Para não dizer que não respeitamos os antigos, Tom Zé, lá de Irará no Sertão Baiano, comemorou no dia 11 seus 81 anos. Tropicalista de responsa deixou recado gravado há algum tempo que veste bem a estes exemplares como o acima mencionado.

"Senhoras e senhores, se neste momento solene não lhes proponho um feriado comemorativo para a sacrossanta glória da burrice nacional, é porque todos os dias, graças a Deus, do Oiapoque ao Chuí dos pampas aos seringais, ela já é gloriosamente festejada".

Vereador sem mandato

O diretor legislativo da Casa, Carlos Neto, conhecido como Leleto, é praticamente um vereador sem mandato. Seu conhecimento sobre o regimento poucos tem no Plenário. Na última votação, o presidente da Casa, vereador Léo Prates (DEM), o nomeou vereador por três segundos. Numa discussão de artigo com a vereadora Aladilce Souza, em dado momento chamou o diretor legislativo de “vereador Leleto”, o que logo foi corrigido, não antes de boas gargalhadas no Plenário. 

O rosário de J. Carlos Filho

Quem não deve ter gostado de ouvir o secretário e vereador licenciado Geraldo Júnior (SD) dizer, no programa Se Liga Bocão, que tem pretensão a presidência da Câmara de Vereadores em 2019 foi o vereador J. Carlos Filho (SD). Jotinha, como é conhecido, é vereador por conta da licença do presidente municipal do Solidariedade. O rosário de J. Carlos Filho é pela candidatura de Geraldinho em 2018 e sua respectiva eleição, para assim poder se efetivar na cadeira do Plenário Cosme de Farias. 

Vai ou não vai?

No programa Tentação do Baú da Felicidade, no SBT, quando Silvio Santos lançava a pergunta e abria as alternativas para as pessoas poderem escolher qual era a verdadeira se ouvia de fundo uma música que dizia o seguinte: “não sei se vou ou se fico. Não sei se fico ou se vou. Se vou não sei se eu fico. Se fico não sei se eu vou”. Quem vive o dilema dessa letra é o ex-prefeito de Serrinha, Osni Cardoso. Tudo certo na região do sisal como eventual candidato a deputado federal. Recuou. Comentários que tinha desistido de 2018. Agora surge como possível nome a estadual no vácuo de Gika (PT), que não tentará reeleição. Só em junho do ano que vem para saber se vai ou  não vai...

Geddel, o leproso

A comparação é tirana, mas é real. Na política baiana, principalmente a soteropolitana, mais principalmente ainda dentro do Palácio Thomé de Souza, o ex-ministro e ex-presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, preso, virou o leproso da política. Ninguém sabe, ninguém viu, ninguém quer ter a menção do seu nome vinculado com o dele. Recentemente, em entrevistas ao BNews, por exemplo, o secretário de Infraestrutura de Salvador, Almir Melo Júnior, confirmou de pé junto que seu cargo não era de indicação de Geddel, mas do PMDB. Que não conversa de política com os Vieira Lima.  Reafirmou que seu cargo é técnico e qualquer dúvida sobre os rumos do partido é com Pedro Tavares. Pois bem, como resumiu três vereadores em conversa no cafezinho: certo foi Fábio Mota que pulou antes...Já sobre Almir Melo Júnior, tal pai (ex-prefeito de Canavieiras) e tal filho, têm mais digitais de Geddel que qualquer mala daquelas famosas deGraça.

Coça o bolso

Enquanto não há uma decisão tomada sobre a mudança do Centro de Convenções, o Parque de Exposições, principal concorrente a receber o equipamento, permanece sendo o Parque de Diversões de um secretário estadual. Dizem, pedindo sempre para ter o nome preservado, que a sanha é tamanha que quem pensa em fazer evento por lá ou desiste ou “coça o bolso”.

Erro estratégico

Esta “picunha” político eleitoral tem vitimado a verdade diuturnamente e provocado situações constrangedoras para não dizer “coisa” pior. Quer ver? Olha, o prefeito ACM Neto fez um discurso inflamado contra Jaques Wagner, ex-governador, por ter lido um artigo que editaram o cabeçalho e atribuíram a Wagner.

Abafado

Para sintetizar, Neto afirmou que o artigo “só pode ter sido escrito por alguém que não se conforma com o sucesso da nossa cidade. Ai, de repente olho para o cabeçalho e estava escrito Jaques Wagner. Eu tomei um susto. Vejam só, eu cheguei a conclusão que é um ex-governador patrocinando o interesse de grandes empresários que nem sempre querem o melhor para Salvador e que quebrou a cara porque teve que conviver com um prefeito que não baixou a cabeça para ele”.

O discurso foi bom para palanque não fosse o fato de que o artigo em questão foi escrito pelo advogado Marcelo Nogueira Reis e nada tem a ver com Jaques Wagner.

Resposta

A assessoria do ex-governador respondeu: quando abandona a administração da cidade para fazer comentários tendo como base uma montagem grosseira, sem nem ao mesmo checar sua veracidade, o prefeito apenas comprova o desespero por ver seus planos naufragarem".

Erramos

Diferente do que foi publicado pela Na Sombra do Poder nas notas "Erro estratégico; Abafado e Resposta" o prefeito ACM Neto comentou um artigo que foi de fato escrito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner contra o IPTU. Pedimos desculpas aos leitores.

O sono dos justos

Na assinatura da ordem de serviço da duplicação da BR-415 José Carlos Araújo tirou um cochilo durante os discursos. O evento estava cheio e um deputado federal correligionário do Araújo “deu um toque” para o parlamentar colocar os óculos escuros para disfarçar.

O pesadelo

Quem acompanha as costuras políticas da Bahia sabe que Araújo terá dificuldade para se reeleger. A briga com uma das principais lideranças políticas do estado está tirando o sono do republicano. Como ele cochilou no evento, a conversa é a seguinte: das duas, uma. Ou Araújo não tem dormido bem por causa da perseguição ou já desistiu.

Operação Carletto

O deputado federal Ronaldo Carletto continua costurando uma eventual saída do PP rumo ao PR. No PR, Jonga Bacelar não esconde de ninguém que quer o cunhado no partido e que isso fará com que eles pleiteiem a majoritária. Este também é o sonho de Araújo. Nada nada, uns votinhos de Carletto que deixaria de ser candidato a federal pinga nas urnas para salvar a reeleição do atual presidente da sigla na Bahia.

Toma lá, leva cá

O grupo político do prefeito ACM Neto está em franca negociação com PR e o PR nega flerte publicamente, mas no “escurinho do cinema” o drops de anis tá sendo dividido. Ok! Está tentando tomar de lá, mas o fato é que já levou de cá: o PHS mudou de direção. O pequeno “universo” político da Bahia sabe quem levou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp