Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Retrospectiva 2017

Reprodução / Arquivo BNews
o resumo dos bastidores da política este ano  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Arquivo BNews

Publicado em 28/12/2017, às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

JANEIRO

Caboclo Leo Prates

A vereadora Marta Rodrigues recebeu a ingrata missão do PT de concorrer à Presidência da Câmara de Salvador. Dois dias após ter tido apenas um voto na eleição vencida por Leo Prates, correu para chorar no pé do cabloco (leia-se tentar negociar com o novo presidente), em reunião na tarde desta quarta-feira (4) intermediada pelos também oposicionistas Aladilce Souza (PCdoB) e Sílvio Humberto (PSB). A reivindicação tinha duas frentes. A vice-presidência da Comissão de Orçamento (que já tinha sido acordada se ela não tivesse entrado no choque direto com Leo Prates) e o apoio do gestor do Legislativo para convencer partidos da oposição a escolhê-la como líder da bancada da minoria na Casa. Vai ter que rezar muito no pé do caboclo!

De cara na grade

Não teve jeito! A notícia da Lavagem do Bonfim de 2017 foi o prefeito ACM Neto (DEM) barrado pela Casa Militar do governo do Estado, na grade do meio do adro da Basílica do Bonfim. O coro comeu entre os seguranças do prefeito e os do governo. Do lado de fora e do lado de dentro. A informação que se tinha era a de que o acesso dos políticos seria pela lateral, como fez Rui Costa (PT), mas Neto não quis, como fala no interior, “arrudiar”. Só entrou pelo meio. Confusão de um lado, confusão de outro, Tinoco se especa na grade, pede interseção de Joceval Rodrigues (PPS) até que a Irmandade chega, abre o cadeado, a comitiva de Neto passa e o cadeado é fechado novamente. Quem viu a cara do prefeito no ato constatou a sua indignação.

O fotógrafo do BNews, Vagner Souza, registrou todo o momento da agonia. Confira a sequência:

Dois lados

Quem é do lado de Neto, argumenta que o governo sofreu da “síndrome de porteiro” no afã de querer criar um fato político. Quem é do lado de Rui, condena a atitude de Neto e argumenta que ele não seguiu as orientações pré-acordadas e quebrou o protocolo para entrar no meio como “o pop star”. Isso ainda dará o que falar.  Ah! O prefeito também teve que ouvir algumas manifestações de pessoas que gritavam: “golpista”. 

Deputado rouba Bofe

Circula um comentário nos bastidores de que um deputado é odiado por um ex-assessor parlamentar da Câmara de Vereadores de Salvador. O que se sabe é que esse político roubou o coração do BOFE do assessor em uma carona na qual o político, de bom coração e inocência, ofereceu. Na ida e na vinda, levou o boy magia para casas de familiares, inclusive, em regiões nobres de Salvador, para poder finalizar o "serviço". 

Tic-tac

Ah, Vinicius de Moraes... “Passa, tempo, tic-tac / Tic-tac, passa, hora / Chega logo, tic-tac / Tic-tac, e vai-te embora / Passa, tempo / Bem depressa / Não atrasa / Não demora”. Esse tic-tac passa na cabeça do eterno ex-ministro de Dilma e de Temer, Geddel Vieira Lima (PMDB). A operação feita pela Polícia Federal e a acusação de utilizar do cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica para arrebanhar propina enterrou de vez suas chances de compor a chapa majoritária em 2018. Depois da queda, o coice. Depois do La Vue, agora essa. Até o celular do peemedebista e seus belos quadros de Carybé não foram poupados. 

De olho na grama do vizinho

Na base de Rui, quem está fora do consórcio PP e PSD, está de bico torto. Respeitam a força do senador Otto Alencar, mas se preocupam com o tamanho do partido que tem duas secretarias estratégicas e finalistas, a UPB, um mandato de senador e pode ficar com a Assembleia. A força, conquista nas urnas e legitima, tem seu preço, afirma um governista e o ciúmes é um deles.

FEVEREIRO

Costuras de uma derrota

Um deputado próximo a Nilo afirma que o jogo começou degringolar quando o presidente do PSL, em dezembro, afirmou que Otto Alencar e João Leão se uniram contra ele. Bom, o agora ex-presidente brigou para cima e com gente que está muito forte no cenário político atual. “Esquece-se de que no meio do mandato de presidente ninguém quer brigar com quem tem a caneta, mas na proximidade de uma eleição dura o papo é outro. Outra coisa é que quando está em meio a uma campanha se busca distensionar e não romper a corda”. 

Costuras de uma derrota II

Três atos foram apontados: quando entre junho e julho do ano passado, Luiz Augusto sinalizou que gostaria de disputar a presidência, Rui Costa perguntou a Nilo o que ele achava. À época, inspirado pelos que o cercavam, o então presidente teria afirmado para Rui não se mexer, pois ele “mataria no peito”. Não estancou. Pouco antes do final do ano, veio o segundo ato: Nilo disse que precisava da presidência para disputar uma vaga na majoritária. Não se recordou que já havia feito o mesmo discurso, sem sucesso, em outras duas eleições. O terceiro foi durante o almoço com a imprensa, no qual falou da “briga” com Leão e Otto. Até então, Otto estava articulando discretamente. Leão não tinha entrado de cabeça e quem operacionalizava a campanha pelo PP era o deputado federal Ronaldo Carletto. Pois bem, chamou o Leão para o jogo e deu no que deu. 

Direto de Miami

E por falar em Coronel... Quem diria? O deputado que só vivia em Miami - como os adversários os tratavam - desbancou o super assíduo Marcelo Nilo. Aos mais próximos, Coronel brinca que foi fazer workshop com Barack Obama neste período. Mas o que importa é que aquilo que ele disse que ia fazer, fez: ruir a república da Embasa dentro da AL-BA.  A pressão dos aliados, agora, é fazer com Coronel seja presente e delibere de forma constante na Casa. 

Campanha do fogo amigo

O rapaz Léo mal começou sua atuação como presidente da Câmara de Salvador e alguns edis, assessores e conhecidos do Paço Municipal começaram a passar o papel com a campanha #voltaPauloCâmara. Para não dizer que é mentira, a equipe do Bocão News flagrou o momento em que um assessor mostrava para o outro e depois que um vereador mostrou para o outro. 

Quebra pau

Foi ferrenho o quebra pau entre a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e Téo Senna (PHS). A comunista não deixou por baixo e foi pra cima do edil quando foi apontada como detentora de indicações de Reda no governo do estado. O clima esquentou, mas não passou de um bate boca. Confira sequência fotográfica do ocorrido:

Estilo espelhado

Ainda em clima de Carnaval, vale lembrar o Furdunço. O prefeito ACM Neto (DEM), que está sem aliança no dedo e todo mundo tem comentado isso, surgiu com uma lupa espelhada que chamou atenção de todo mundo. Depois, ele se acabou na pipoca do Alavontê. Na pipoca de Leo Santana e Baiana System ele não foi...

MARÇO

Leo Kret tem mais moral que vereador 

O clima está tenso na base governista do prefeito ACM Neto (DEM). Foi vazado à coluna um print de um grupo de Whatsapp no qual o vereador Maurício Trindade (DEM) faz uma dura ironia à dificuldade dos vereadores de serem recebidos pelo prefeito ACM Neto para a romaria habitual em seu gabinete. Na mensagem, indexada a uma foto do prefeito com a ex-vereadora Leo Kret, o democrata pede que o líder, Carballal, interceda junto ao prefeito por encontros do chefe do Executivo com os edis. 

Prefeito Sheik das Arábias...

De trio elétrico a máquinas de asfalto, tem um famoso prefeito que joga em todas as pontas no sul do Estado desafiando o Ministério Público. Nem mesmo seus mais ferrenhos adversários se atrevem a peitá-lo. É tanto poder que lembra o sheik das arábias... Ali Babá. 

Amizade eterna

Chegou à coluna uma foto antológica. Do fundo do baú: hoje os inimigos mortais da política, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) e a vereadora Ana Rita Tavares (PMB) juntos e em campanha. Ana Rita, em 2008, na primeira campanha do verde para a vereança, foi sua cabo eleitoral. Quem diria, hein? 

A namorada do meu pai

Famoso político baiano anda às voltas com a descoberta de uma namorada do seu pai. O jovem rapaz ficou sabendo semana passada que o pai garanhão, casado há mais de 30 anos, tem uma relação com uma bela moça há mais de 10 anos.

ABRIL

Tempo para tudo  

ACM Neto tem curtido bem seus momentos de ‘solterisses’. Fontes, em contato com a coluna, afirmam que o prefeito de Salvador estava todo solto no "Baile da Favorita", no Rio de Janeiro. Wandinha, aluna da academia Bodytech no RJ, foi vista toda toda com o cacique do DEM baiano. Para reforçar ainda mais a tese que a fonte havia dito à coluna, saiu nesta semana nota do jornalista Léo Dias falando sobre o caso. Inclusive, o evento, organizado pela promoter Carol Sampaio, aconteceu no último sábado (22) e contou com shows de alguns MCs, entre eles Koringa e Leozinho. 

Delação Hiroshima e Nagasaki 

A delação da OAS e seus 40 executivos deve fazer pairar uma bomba, nos moldes Hiroshima e Nagasaki, sobre o Estado da Bahia. Há quem diga que não ficará pedra sobre pedra após a delação de César Mata Pires, seus filhos e executivos. Tem gente que já está comprando passagem para Miami e Punta del Este.

MAIO

Tá preso? Gilmar solta!

E por falar em Gilmar, realmente, ele entrou pra história: soltou Eike e soltou Zé Dirceu. Agora aguente as consequências. Olha o que estava circulando nas redes sociais:

JUNHO

Contratação de peso

A cereja do bolo da temporada europeia de futebol é a Liga dos Campeões. A taça conhecida popularmente como “orelhuda” é a mais cobiçada por todos os clubes e jogadores. O que isso tem a ver com a política baiana? Nada, ou melhor, quase nada! Neste mesmo período de encerramento do primeiro semestre, o governador Rui Costa pode ser premiado com a entrada de José Ronaldo, prefeito de Feira, no seu time. A final do governador é nas eleições de 2018, mas a “contratação” vale ouro desde agora. Zé Ronaldo é peça chave na estratégia de Neto para o próximo ano e seria como o Real Madrid tirar uma das letras da sigla MSN (Messi, Suarez e Neymar) do Barcelona. As conversas estão avançando e a qualquer momento a novidade pode ser anunciada. 

Doido do Pão

Causou alvoroço na cidade de Jacobina a notícia dada pelo BNews sobre a licitação do pão. Caiu como um bomba na cidade! Luciano da Locar (DEM) está com o apelido nas redes sociais de “doido do pão”. O valor da licitação foi de R$ 1,4 milhão. Foi contratado por licitação 40 mil quilos de pães de milho, que a prefeitura pagará R$ 280 mil; para 60 mil quilos de pães de leite, serão pagos R$ 420 mil; enquanto que para 100 mil quilos de pães do tipo francês serão destinados R$ 700 mil. O quilo foi orçado em R$ 7. A vencedora foi a L Bahia Teixeira Soares ME. 

Diabo corre da cruz

O vice-prefeito e futuro prefeito de Salvador a partir de 2018, caso ACM Neto renuncie para ser candidato a governador, tem corrido de entrevistas como o diabo corre de cruz. Por que será? Tá com medo da pressão ou de escorregar em alguma declaração? No mínimo se preservando de todas as formas para não entrar em polêmicas. Do BNews e do Se Liga Bocão na Itapoan FM foram várias investidas e nada... 

Farinha pouca, meu pirão primeiro

A prefeitura de Salvador tem desembolsado uma bagatela de mais de R$ 40 milhões/ano para um empresa pernambucana chamada Casa da Farinha, responsável pela distribuição de merenda na secretaria da Educação soteropolitana. Já se sabe que a empresa é totalmente enrolada pelas bandas de Pernambuco e o trabalho é todo na pegada da “farinha pouca, meu pirão primeiro”. Quem é do interior, sabe muito bem o que significa essa frase. Debaixo desse angu, ops, quer dizer, farinha, tem alguma coisa...

JULHO

Sopa de Letrinhas

Não é de hoje que existe uma sopa de letrinhas que paira sobre licitações e empreendimentos ligados à Saúde de Salvador e do Estado. ABC, IGH, IFF, IBM, IBAS, INTS... é sigla para não acabar mais. São siglas de alguns jovens conhecidos “empresários” da alta sociedade baiana que, entre uma licitação e outra, esbanjam seus carros de luxo. Inclusive, se reúnem freqüentemente em restaurantes chiques de Salvador para discutir estratégias “operacionais” para administrarem UPAs e Hospitais Públicos. O MP já está devidamente informado. 

Foi sem querer?

As redes sociais são uma nova ferramenta de comunicação, mas a canalhice é tão antiga quanto o mundo. Na onda de expor a intimidade alheia, um vereador de Salvador foi ao motel com uma moça, que não é a sua esposa, e tirou foto do ato sexual. Não contente em fotografar a relação, mandou a foto para o grupo de vereadores no aplicativo WhatsApp. Percebendo a reação dos colegas, o incauto tratou de se desculpar. Disse que mandou a imagem sem querer. Apesar da canalhice, dizem que o vereador, antes vermelho, ficou verde de vergonha. 

Base de Neto

Ninguém mais guarda segredo do ciúme direcionado a João Roma. O chefe de gabinete de Neto será candidato a deputado federal pelo PRB. A quantidade de lideranças e carga dadas por Neto ao aliado tem provocado revolta na base e freado o interesse de quem está fora do arco de aliança, ou seja, dos partidos e atores políticos que alinhados a Rui Costa pensam em migrar para o campo político do prefeito.

Meninos Maluquinhos

Na tentativa de entenderem a realidade desde novembro de 2015, os ‘meninos maluquinhos’ presos em uma operação da Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público por sonegação fiscal e fraudes em contratos com prefeitos e governo, estão colocando a panela na cabeça novamente. Isso porque, segundo fontes do BNews, a Justiça retomou os processos e em ritmo acelerado. A velocidade é tamanha que se compara à desempenhada pelos Porsches e Ferraris com os quais eles costumavam desfilar pela Faria Lima e outras avenidas luxuosas de São Paulo, Rio e Bahia. 

Pendure a melancia de Coronel no pescoço

Diz o ditado: “Quer chamar atenção? Pendure uma melancia no pescoço”. Na Assembleia Legislativa da Bahia é diferente: “Quer chamar atenção? Faça o desenho de Coronel em uma melancia”. Os servidores e deputados que freqüentaram o restaurante a la carte da Alba nesta semana se depararam com essa cena inusitada nunca vista antes ali. O presidente esculpido numa melancia... Foi lobby?

AGOSTO

Tarado que só pensa naquilo...

Outra pérola largada no encontro foi a pecha do “tarado por política” dita por Bruno Reis ao fazer referência a Prates. O peemedebista revelou que o presidente da Câmara só respira política e não pensa em outra coisa a não ser naquilo: eleição. 

Reforma da imprensa?

Em sua caravana pelo Nordeste, mais precisamente na Bahia, Lula não concedeu nenhuma entrevista aos jornalistas que o acompanharam. Em seu discurso para a militância petista em Feira de Santana, não perdeu a oportunidade de alfinetar a imprensa. Para ele, algo precisa mudar nessa seara: "Eu respeito muito os jornalistas, mas não respeito nada quando eles são desonestos. É por isso que eles sabem que, se por acaso um dia eu voltar a ser presidente da República, certamente algumas coisas precisam acontecer". Ameaça velada? 

Lula a R$ 30,00

Em Feira de Santana, o café da manhã do ex-presidente com prefeitos na churrascaria Los Pampas não reuniu tantos gestores. O evento, a princípio, seria promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB). No entanto, a cúpula da entidade entendeu que não poderia encampar tal organização de cunho político, uma vez que representa prefeitos de variadas bandeiras partidárias. Sem UPB, coube ao Instituto Lula organizar o ato com direito à cobrança dos R$ 30,00 para entrada no estabelecimento onde o petista falou por aproximadamente 20 minutos.

SETEMBRO

Não se engane

O PMDB está em frangalhos e tenta a todo custo se levantar na Bahia após a prisão de Geddel Vieira Lima e as investigações que colocam o irmão, deputado federal Lúcio Vieira Lima, nos corners. O partido fará reuniões entre as lideranças, mas está difícil construir um caminho. O vício do cachimbo deixa a boca torta e quem está acostumado a ser liderado tem dificuldade em liderar. A pá de cal foi a declaração do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, de que pode deixar o partido. Não ajuda e sim, neste caso, atrapalha. 

Impávidos

No final de julho, a Sombra do Poder avisou que os “meninos maluquinhos” da Operação Aleteia estavam preocupados com os rumos das investigações. Pois bem! O Ministério Público continua em cima e logo logo, impávido como Muhammad Ali, os “riquinhos” terão a sentença. Seus Porsches e Ferraris não ajudaram a escapar. #ficaadica 

Briga de Titãs

O Parque dos Ventos, ali onde ficava o antigo Aeroclube, virou palco, mesmo antes do Réveillon, de uma briga de titãs. A liminar suspendendo a festa, a indenização e a disputa judicial entre o prefeito ACM Neto e o grupo que comprou o local para construção de um novo shopping ganhou contornos enormes. Para se ter uma ideia do tamanho da confusão, o bate boca via WhatsApp, que o BNews teve acesso, tinha adjetivos impublicáveis.        

OUTUBRO

Sex tape

Uma figura que orbita (ou orbitou) em torno da gestão estadual está preocupadíssima com o possível vazamento de áudios enviados a assessoras. O conteúdo das mensagens remontam ao tempo do “telessexo”. Algo grave dentro de uma estrutura de governo. Para evitar ser acusado de assédio, o figurão pediu ajuda e “mergulhou”. Resta saber se as consequências virão a público. Por enquanto, o que se sabe é que a “sex tape” é real.

Passando o comando aos poucos

Diferente de como agia na era de Célia Sacramento (SUCESSO TOTAL!), quando era vice-prefeita, o prefeito ACM Neto (DEM) fez questão de engrandecer o vice Bruno Reis (PMDB), que pode assumir a prefeitura caso o demista saia candidato a governador. Neto, durante a inauguração da iluminação de Sussuarana, não poupou esforços para enaltecer o pemedebista e dizer, em outras palavras, que ele está pronto para assumir a cidade. “Bruno vem contribuindo de maneira decisiva para que a prefeitura possa chegar com as soluções dos problemas da cidade. Posso dizer que me sinto tranquilo de ter Bruno ao meu lado, Bruno está preparadíssimo para diversos desafios que a vida pública possa lhe apresentar. Salvador tem muito a comemorar por hoje ter um vice-prefeito afinadíssimo com o prefeito e que soma esforços”. 

Tradição do marketing com dendê 

Quem está com a bola toda é Sidônio Palmeira, forte candidato a marqueteiro do PT na eleição presidencial de 2018. O baiano, responsável pelas campanhas petistas na Bahia, foi o mentor da última propaganda partidária do PT nacional. Caso seja alçado ao posto de articulador do marketing presidencial, será mais um baiano com destaque na tradição do marketing eleitoral nacional que vem desde Geraldo Walter e Nizan Guanaes com FHC, Duda Mendonça com Lula e João Santana com Dilma. Os dois últimos não estão com a imagem nada boa. 

Time em campo 

A equipe de Rui Costa, e ele próprio, é correria. O petista habitualmente faz comparações futebolísticas para narrar situações políticas. Pois bem! O time dele estava armado para jogar o futebol moderno de vigor físico, com respeito tático e muita velocidade (correria). Contudo, o Brasil sempre se notabilizou pela escola do camisa 10. Aquele meia esquerda que desequilibra. A Rui falta um. Neto tem Bellintani. 

Com a palavra, o técnico...

Por falar em secretariado: ninguém entende a permanência de Almir Melo Júnior na gestão municipal. Tele Santana dizia: jogador ruim, melhor não tê-los nem no banco, pois vai chegar o dia em que terá que ser colocado em campo e aí já sabe!

NOVEMBRO

Perdeu, Playboy

Na última semana, um secretário de ACM Neto passou por um apuro em São Paulo. Em plena Avenida Paulista, a principal do Estado, ouviu de dentro do táxi: perdeu playboy. Perdeu mesmo! O ladrão levou Hublot avaliado em mais de R$ 30 mil. Difícil falar da segurança da Bahia apenas. Vale lembrar que aqui o Governo do Estado é comandado por um petista. Razão pela qual a oposição não para de criticar. Por lá, o governo é tucano. E agora, José?

DEZEMBRO

Licitação da Luz

Surge um jovem mágico no processo de licitação da iluminação pública de Salvador. Fontes do BNewsdão conta de que nos últimos 30 dias ele usou todos os seus truques para o negócio avançar. O indivíduo tem rondado as concessionárias que pretendem participar da concorrência prometendo resolver o negócio na magia. Resta saber se a prefeitura está atenta aos sinais de luminosidade que pisca aqui e ali. 

O desembarque de Noé ou Noel

Quando falamos em gás é impossível na Bahia esquecer do deputado Pastor Sargento Isidório. O cara andava para cima e para baixo com um bujão (de isopor) de gás no lombo. Mas o assunto dele neste momento é outro. A Fundação Doutor Jesus, que ele administra, conseguiu firmar um “termo de colaboração” com o governo no valor de R$ 21.140.926,26 ao longo dos próximos dois anos para o projeto “Ararat IV”. Fezinha pouca é bobagem.     

Nota bibliográfica: Ararat, nos contos cristãos, é o monte onde a Arca de Noé ‘pousou’ após o dilúvio. Já o morro daqui fica na BR-324.  

Hora das cabeças

Há uma tese em circulação nos bastidores do Palácio Thomé de Souza com a defesa da troca de cabeças. Acreditam que deve-se levar em conta na formação da chapa “netista” os cabeças pretas, em referência aos fios de cabelos pretos dos jovens políticos. A ideia seria para combater os “cabeças brancas” do lado de lá, pois a chapa de Rui se encaminha para ser composta de políticos de mais idade. 

Bolsa de aposta

Apesar da tese dos cabeças pretas correr, um nome tem se articulado nos bastidores para ocupar uma vaga do Senado. Não se assuste se nos próximos meses o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) não crescer na bolsa das apostas para o preenchimento da majoritária, como o fez em 2010. Detalhe: pode ser fora do DEM.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp