Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Bonfim de selfies e o deputado pegador

Publicado em 11/01/2018, às 23h58   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Bonfim de selfies
Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM), dois virtuais adversários nas eleições de outubro, começaram a medir forças na véspera da Lavagem do Bonfim com assinaturas de ordem de serviço para melhorias na Basílica da Colina Sagrada. No cortejo, era um disputando contra o outro para ver quem tirava mais selfies com populares. Aliás, selfie está se tornando o termômetro político dos candidatos.

A força está comigo
Até o governador chegar ao Bonfim, havia um forte aparato de segurança com policiais fazendo corredor de passagem para autoridades. Foi só o chefe do Executivo ir subir à Colina Sagrada e se despedir, que o aparato despareceu. ACM Neto chegou depois com sua comitiva e não viu mais nada ou ninguém no controle de acesso ao adro da igreja. 

Encerrado o cortejo da Lavagem do Bonfim, um deputado estadual foi visto bastante empolgado por volta das 14h com uma loira estilo periguete ao seu lado. Quem viu, garante que os amassos chamavam a atenção facilmente em um ponto famoso do trajeto. Para além dos amassos, o que atraiu olhares de curiosos foi o traje sensual da moça. 

Rui e Bellintani?

O governador Rui Costa deixou as divergências políticas por um momento durante o cortejo e cumprimentou o presidente do seu time de coração, Guilherme Bellintani, ex-secretário de ACM Neto (DEM). O encontro amistoso teve aperto de mão e abraço. Pode isso, Neto?

Uma vela para cada extremo

Lembram de Cláudio Silva? O ex-candidato a prefeito de Salvador pelo PP em 2016 esteve no cortejo dizendo aos quatro ventos que Rui e Neto são dois bons candidatos para o governo da Bahia. Na basílica, fez questão de esperar a chegada dos dois políticos para prestigiá-los. É o famoso acendimento de uma vela para Deus e outra para o Diabo. 

Gamil popstar

O advogado criminalista Gamil Föppel distribuiu selfies na Lavagem do Bonfim. Nome cotado para disputar a OAB-Bahia, o defensor transitou em todos os lados da política baiana na caminhada da Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Veja:

E já pode?

É fato que a Lavagem do Bonfim é um termômetro relevante em ano eleitoral. A pré-campanha rolou solta durante o cortejo, mas funcionários da prefeitura de Salvador já estavam “paramentados” em apoio ao prefeito ACM Neto. Além das camisas distribuídas pela prefeitura (com marca e slogan), muitos deles usavam uma praguinha com a frase “ACM Neto estamos com você”. Apesar de não incluir conteúdo eleitoral, é proibido, segundo a legislação eleitoral, “na publicidade governamental, ter nomes, fotos ou símbolos de promoção pessoal de autoridade ou servidor público”.

Aparato de guerra

O aparato de guerra montado pela prefeitura para levar seus servidores ao Bonfim despertou comentários de críticos mais atentos. Há quem esteja questionando quanto custou a confecção de tantas camisas distribuídas entre os seguidores do político. Enquanto isso, pais, alunos e professores reclamam da falta de fardamento nas escolas, um problema que em algumas unidades já se arrasta por anos. O povo está de olho.

Escapadinha consentida

Uma estratégia curiosa foi adotada pela prefeitura de Salvador para “incentivar” os servidores irem à Lavagem do Bonfim. Como é sabido, a data não é feriado, também não é ponto facultativo, logo, o jeito foi driblar o sistema. A prefeitura colocou na quarta-feira, um dia antes do Bonfim, as máquinas de registro do ponto para manutenção. Assim, quem preferiu ir ao Bonfim não teria o ponto cortado. Na hora do fechamento da folha, vai tá lá bem detalhado: “ponto em manutenção”.  

Tucanos perdidos ou afastados?

Os tucanos Jutahy Magalhães Jr. e Adolfo Viana pareciam perdidos durante o cortejo da Lavagem do Bonfim. No início, os dois procuravam a comitiva do prefeito ACM Neto, no entanto, após acha-la, tiraram fotos com o prefeito (e publicaram nas redes sociais) e logo depois se afastaram. Os dois não foram vistos mais dentro da comitiva do prefeito até a chegada na Basílica do Senhor do Bonfim. 

Zé Ronaldo

Óbvio que no Bonfim a política ferve, principalmente em ano eleitoral. Falando nisso, Zé Ronaldo, prefeito de Feira de Santana, estava lá colado com o grupo de ACM Neto. O que mais se ouviu foi que ele estará na chapa para o pleito de 2018 como candidato ao Senado.

Quem não é visto...

Diz o ditado que quem não é visto, não é lembrado. O chefe de gabinete do prefeito ACM Neto, João Roma, leva a máxima ao pé da letra. Estava em todas ao lado do chefe durante o cortejo. O pré-candidato a deputado federal teve até faixa intitulada “trio da competência”, onde aparece ao lado de Alfredo Mangueira e Leo Prates. 

...não é lembrado

Alguns políticos baianos levaram a prole para a caminhada da Lavagem do Bonfim. Alguns herdeiros políticos já pisaram no cortejo como pré-candidatos a cargos eletivos para este ano ou apenas para tentarem se tornar conhecidos. Ao lado do deputado federal José Carlos Aleluia, estava o filho vereador Alexandre Aleluia, pré-candidato a deputado estadual; cotado para o Senado, o deputado Angelo Coronel levou o filho Diego Coronel, que quer uma vaga na AL-BA; Zé Rocha trouxe o filho Manoel Rocha, que é prefeito de Coribe; José Carlos Araújo esteve ao lado da filha Juliana Araújo, que deve ser candidata a deputada estadual.

*Apesar deste site noticiar por diversas vezes que Juliana Araújo disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia, o pai, José Carlos Araújo, nega. 

Ausência sentida?

Horas após o fim do cortejo da Lavagem do Bonfim, memes ironizando a ausência na festa do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso na Papuda, ganharam as redes sociais. Olhe um exemplo:

O adeus do Baby Beef

Fontes do BNews afirmam que, em 30 dias, o tradicionalíssimo Baby Beef Alvarez, localizado na Avenida ACM, irá fechar as portas. Os débitos com fornecedores, com folha de pessoal e impostos ultrapassam R$ 1 milhão. Entretanto, há interessados em assumir a gestão. Dois empresários, um com experiência no ramo e outro empreiteiro, estão rondando o local querendo levantar o defunto.

Vida de Barão

Quem está dando sinais de uma vida de barão é o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (MDB). O número 2 da prefeitura de Salvador foi clicado à vontade em um estabelecimento na capital baiana com um relógio caríssimo.

Aspirante

O que circula nos bastidores da Câmara de Salvador é que o novo presidente será Kiki Bispo. Ao menos é o que está sendo ventilado entre os próprios edis. A articulação estaria sendo feita com Leo Prates, que sai candidato a deputado estadual.

Ilimitado

Qual o limite de atuação da Transalvador entre a capital e a cidade de Lauro de Freitas? Um carro da autarquia foi flagrado pelo BNews parado no viaduto novo que dá acesso a Lauro. A prefeita Moema Gramacho (PT) não deve ter gostado nada dessa história envolvendo funcionários do prefeito ACM Neto (DEM).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp