Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: cada um tem sua Andrea...

Arquivo BNews / Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews / Reprodução

Publicado em 29/03/2018, às 05h45   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Cada um tem sua Andrea...

Do Recôncavo baiano sai a história da irmã Andrea. Tal qual a do senador mineiro, ou seria carioca, Aécio Neves (PSDB), a irmã de um prefeito da região histórica do estado, conhecida pelo comércio, tem sido tratada como Margaret Thatcher. Haja controle. Nem São João escapa.

As noivas do momento

Já passou o tempo em que se pagava dote para casar, ao menos, no Brasil. Contudo, o PR se baseia na cultura de séculos passados para ver se consegue barganhar algumas “demandas” antes de fechar com que vai dançar antes da noite de núpcias eleitoral. É assim tem sido feito o movimento de vai não vai de José Carlos Araújo, presidente estadual do partido.

Cortejo

Tanto Rui Costa quanto ACM Neto querem o PR em suas respectivas coligações. No entanto, interlocutores do petista dizem que não vão cometer loucuras para atender ao que for considerado capricho por parte dos republicanos.

Paquera

O prefeito de Salvador faz mistério quanto à candidatura, mas acabou dando outro spoiler ao sentar-se com representantes do PR para negociar a aliança. Ora, até o mundo mineral (obrigado, Mino Carta) sabe que Neto é o único que pode sustentar uma composição desta e para isso precisa encabeçar a chapa.

Sobre o tempo

Entre políticos consultados pela coluna sobre a movimentação do PR, uma coisa tem sido consensual: se não decidir logo e ficar neste jogo de vai e vem em busca de “valorização” os representantes do partido sairão queimados. Enquanto são necessários para os fins, todo mundo elogia, mas ninguém confia em que faz política sem garantir a palavra.

Ironia

Que ironia é o partido da República no qual os filiados são chamados de republicanos tratarem publicamente a negociação de para onde vão com base em leilão fisiológico. Republicanos, pero no mucho.

Inferno astral

O aniversário é da cidade de Salvador, mas quem vive o inferno astral é o prefeito ACM Neto. Aliados bem próximos contam que um dia o prefeito chega todo entusiasmado dando claras que será candidato ao governo. No outro dia, tudo muda e o prefeito grita, esperneia com todos. O período é difícil, mas não pense que acaba no dia 7 de abril. Se não for candidato, a culpa do esfacelamento do grupo será jogada em suas costas.

Argumento e reflexão

Para convencer o prefeito de participar do pleito, aliados têm usado um argumento para tocar o coração. Para eles, Neto precisa pensar que a decisão não é apenas uma eleição, mas um projeto político que depende dele. Um projeto que começou e precisa se consolidar. Não se sabe se o argumento reflexivo vai surtir efeito, mas os aliados têm jogado de tudo para valorizar o passe do prefeito. 

Ciumeira

Que o PR está com a corda toda para o lado do prefeito ACM Neto já sabemos. Mas o prefeito não quer causar ciumeira. Apesar de ter oferecido uma vaga na majoritária, duas secretarias e total trânsito num eventual governo, o prefeito não quer dar muita ênfase a este acordo: outros aliados podem ficar com ciúmes e cobrarem ainda mais.

Malhando agora

Informações de bastidores dão conta de que o vereador Kiki Bispo está tão predestinado em se tornar um menudo do Palácio Thomé de Souza que até na Body Tech se matriculou para malhar. O careca quer pegar forma para ter folego e tentar desbancar Geraldo Júnior (SD) da presidência da Câmara de Vereadores em 2019.

Colhendo depois

Só não pode esquecer que Geraldo Júnior é secretário municipal de Esporte. Até aí tem equilíbrio. 

Esperando... 

Dentro do núcleo palaciano ligado a Neto existem duas esperanças sobre o MDB: 1 - Lúcio cair no Plenário da Câmara, por conta do processo no Conselho de Ética, perder o foro, ser preso e na esteira deixar de comandar o MDB. 2 - Ou ele cair na real da situação, aceitar ir para o partido menor e conseguir a salvação do mandato de uma maneira mais fácil e entregar o MDB à galera de Neto. Se nenhuma dessas hipóteses vingar, vai mesmo para o tudo ou nada.

Por nada

De um aliado de Lúcio: quem acha que ele (Lúcio) vai colocar o futuro nas mãos de Neto e Bruno Reis, não sabe nada de política. Não faz ideia de que Vieira Lima estava voltando quando ambos estavam indo. Se for impedido de continuar na política, aí tudo bem. Qualquer outro cenário é torcida de quem não conhece o ‘gordinho’.

Quebra-pau

E o pau quebrou entre o presidente do PR, José Carlos Araújo e o presidente do PT, Everaldo Anunciação. Indagado pelo BNews sobre a eventual saída do PR da base de Rui, Anunciação disse que no cenário político não vale “ficar de braço dado com um e paquerar outro”. Questionado no Se Liga Bocão da Itapoan FM, Araújo foi pra cima de Anunciação, disse que não o conhece, que ele não manda em nada no governo, só manda no PT e que os petistas são assim. Clima pesado!

Bolso vazio?

Em um dos processos que protocolou na Justiça contra a prefeitura de Salvador, o vereador José Trindade (PSL) pediu o benefício da gratuidade judiciária. O pedido causou estranheza. O desembargador do TJ-BA, Jatahy Júnior, escrevinhou: "verifica-se que o impetrante é vereador percebendo remuneração acima de R$ 18 mil e verba de gabinete em cifra acima de R$ 70 mil". O magistrado não se deu por convencido do "estado de miserabilidade jurídica" do legislador e indeferiu o pleito.

Meu amigo Charlie ou Charles

Benito de Paula canta Charlie, mas lá no Extremo Sul, mais precisamente, em Teixeira de Freitas tem o Charles que vai mostrando tudo ao prefeito Temoteo Brito. Não se tratada de “mostrar” os estados, mas jogando nas quatro linhas, vai de lixo a saúde dando o que falar. Dizem que não demora para o carro preto aparecer por lá.

Carro branco

Por falar em carro preto, tem um carro oficial branco da secretaria estadual de agricultura circulando por Salvador. A tirar pelo tanto que roda e pelos horários, a agenda “oficial” da pasta deve estar muito cheia.

Nem tudo que reluz

Alexandre Brust ainda está na CBPM, mas se depender de outros pedetistas, o representante da era brizolista será alijado. Andam dizendo que os tempos mudaram e que precisam operacionalizar melhor a companhia. Vai entender!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp