Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: tem peixe na linha...

Arquivo BNews / Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews / Reprodução

Publicado em 05/04/2018, às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Tem peixe na linha

O governador Rui Costa (PT) já está devidamente avisado sobre as pernadas de um peixe que vem nadando de braçada na Prodeb. O cara, ou melhor, o peixe bate com as duas pernas de uma ponta a outra. Fontes do BNews dão conta de que a atuação vai de licitação de caneta até a software caríssimo. Como se diz por aí, peixe é pego pela boca…

Neto, choras por quê

O prefeito ACM Neto (DEM) cumpre intensa agenda nesta semana, que pode ser a última à frente do Palácio do Thomé de Souza. Tudo levaria a crer que, já decidido, está se despedindo gradativamente, contudo, não é bem assim. O choro durante a inauguração do Hospital Municipal, nesta quarta-feira (4), embora acompanhado do coro “meu governador”, não levantou a moral do líder político da oposição. Ao contrário, o que se dizia é que o demista está mais para ficar do que sair.

Indefinição

Neto ainda não anunciou se disputará ou não o governo do estado, mas seus últimos discursos são para lá de sugestivos e enviesados. No último dia 29, o gestor agradeceu a oportunidade de ser prefeito de Salvador; nesta quarta, disse que o seu vice, Bruno Reis (MDB), ainda dará “muitas alegrias a Salvador e à Bahia”. Surgem as dúvidas: isso significa que Bruno será o prefeito a partir da próxima semana? Ou o emedebista é o plano B da oposição para concorrer ao Palácio de Ondina? A última é bem pouco provável, mas vocês sabem o que se diz sobre a política.

Ponta firme

A única certeza até aqui é que José Ronaldo (DEM) renunciará à prefeitura de Feira de Santana. Diz que disputará o Senado, mas já deixou avisado que se Neto não for candidato, ele pode aceitar o desafio e encabeçar a chapa majoritária adversária de Rui Costa. 

Balde….

A reunião com Lúcio Vieira Lima (MDB) aconteceu horas depois da tal inauguração do hospital e foi um balde de água fria. Neto não conseguiu convencer o deputado a deixar o partido e agora resta saber se de fato o MDB era condicionante para a decisão.

Esperança

A negativa do habeas corpus ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre o caminho, por outro lado, para Neto ter um palanque nacional significativo na Bahia. Qualquer outro presidente eleito pode abrigá-lo como ministro em uma eventual derrota no pleito baiano.

Tensão na bancada

A tensão é nítida entre os aliados de Neto. Se em outrora se via um entusiasmo dos mais chegados ao prefeito, o cenário parece que mudou. Na última reunião da bancada de oposição na Alba, a insatisfação foi total com a possibilidade cada vez mais clara de o prefeito não sair candidato a governador. Alguns deputados já falam em não se candidatar à reeleição, caso Neto não saia a governador.  

Rotina e recados

Para quem ainda dúvida da permanência de Lúcio no MDB, segue o registro. O deputado não apenas ficará, como tem participado ativamente das reuniões da executiva. Lúcio adotou a estratégia de registrar todos os movimentos nas redes sociais, além de mandar um recado aqui e outro acolá pelo Instagram. Para bom entendedor...

Apelo

Dentro de um ônibus coletivo em Salvador, o vendedor de amendoim soltou essa: "desapega dessa moeda, meu povo! Quem nasceu pra guardar dinheiro foi Geddel! Vamos comprar amendoim." Precedido de risos, o apelo foi atendido.

Poluções noturnas

De um observador do cotidiano político baiano: o problema do PR é a polução noturna. Em um dia dorme com Rui e sonha com Neto. No outro dorme com Neto e sonha com Rui. E todos os dias acorda sem constrangimento, mas com ressaca moral.

Convites

Até que o prefeito decida, os convites aos deputados sem partido continuam flutuando. O presidente da Assembleia, Angelo Coronel, por exemplo, estendeu o tapete (vermelho não) para Leur Lomanto Júnior se achegar ao PSD. “Mas só se Neto não for candidato”.

Noves fora

Um experiente deputado estadual fez algumas contas que ganharam os corredores do Palácio Luís Eduardo Magalhães. Na tabulação, caso Neto seja candidato a oposição pode fazer até 25 parlamentares, a base de Rui 35 e os partidos anânicos 2 ou 3. A conta aproximada para o caso de o demista não ser candidato é que a oposição fará entre 16 e 18, o governo vai para 40 a 43 e os nanicos dois ou três. A conferir!

De olho no fundão

Andam dizendo que o PR está oferecendo gordas fatias do fundo partidário e eleitoral para quem resolver ingressar na legenda. Em tempos de vacas magras tem muito olho brilhando.

Nem tudo que reluz é ouro

De outro lado, tem convidado dizendo que seria duro ser liderado pelo atual presidente da legenda na Bahia. “O cara só pensa em como vai conseguir os votos para se reeleger”, afirmou pedindo para não ter o nome revelado.

Adeus, Senado

O suplente de senador, Roberto Muniz (PP), se despediu do mandato nesta quarta. Um discurso contundente de quem não quer mais conta com a política. Consultor e empresário, Muniz cumpriu tarefa ao assumir o lugar de Walter Pinheiro (Sem Partido) escalado por Rui Costa para a secretaria de Educação. Sai e não sentirá saudade. Está decepcionado com a política.

Até logo

Já Pinheiro volta para a Casa Alta do Congresso Nacional sem perspectiva eleitoral neste ano. De malas prontas para o PSD ou PDT, o ex-petista sonha em ser prefeito de Salvador. Queria na verdade continuar no Senado, mas, embora experiente, não fez por onde. Resta saber se o tempo será com ele tão benevolente quanto Rui Costa. Se dependesse de Wagner e Lula, ele estaria do lado de fora do jogo político.

Fogueteiro

Eis que os tempos de fogueteiro de Sóstenes Macedo na Era João Henrique retornou na Era ACM Neto. Coube ao chefe da Defesa Civil o papel de fogueteiro no pomposo ato de assinatura da ordem de serviço do BRT de Salvador na Avenida ACM. As imagens não deixam mentir. 

Sem conversa

Apesar de ser adversário político, soou mal o fato do prefeito ACM Neto não ter convidado formalmente o secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas Boas, para a inauguração do Hospital Municipal de Salvador. Ele contou o caso no programa Se Liga Bocão da Itapoan FM. Faltou diplomacia por parte do prefeito? 

Escalado para “discussão”

Ainda falando em Fábio, ele e o deputado Alan Sanches (DEM) se estranharam na audiência pública da Comissão da Saúde da Alba que visava discutir os investimentos da Saúde em Salvador por parte do Estado. Alan criticou uma ação da Sesab de encerrar os atendimentos da ortopedia pediátrica no Martagão Gesteira e foi repelido por Fábio que o chamou de mal informado, pois se baseou por matérias da imprensa e disse que a medida já foi feita em consonância com a diretoria da unidade. Alan não gostou nada, pediu ao titular da pasta que o respeitasse enquanto parlamentar. Xiiiii

Quase foi...quase

Há quem diga que o secretário de Saúde de Salvador, José Antônio Rodrigues, vai deixar a pasta para trabalhar no Hospital Municipal. Ele nega. De início, fora dito que ele assumiria a direção da unidade, mas já se sabe que o diretor será um ex-chefe do Samu, Ivan Paiva. Zé Antônio declarou ao BNews que quer deixar a pasta para voltar à inciativa privada. O pedido é antigo, mas nunca resolve a saída. 

Apreçados

Vale o reforço do registro: a queda de braço está pesada e até então só dois nomes se viabilizam para a sucessão de Léo Prates na presidência da Câmara: Kiki Bispo e Geraldo Júnior - e a saída de Neto da prefeitura pode influenciar a disputa. Vale acompanhar de perto o desenrolar...

Ficando feio

E tem gente querendo plantar notícia na imprensa para valorizar o passe. A sanha é tamanha que até dizer que recebeu convite para compor a chapa do adversário mandou falar. O jogo dentro das quatro linhas é respeitado por esta coluna. O jogo fora dela, não! #ficaadica

"Quase barrado" 

No BAVi da Fonte Nova, o deputado Marcelo Nilo passou por uma saia justa. Rubro-negro que é, ele foi com a camisa do Vitória, como o jogo é de torcida única e o mando de campo era do Bahia, ele teve problemas para entrar na Arena. Mas, logo o assunto foi resolvido e o parlamentar não ficou barrado no baile. Ao ser indagado por esta coluna, ele até cometeu um "ato falho", estou aqui no "Barradão". Não, deputado, é Arena Fonte Nova. Freud explica!

Dificuldades

Tem ficado difícil para os profissionais de imprensa fazer qualquer tipo de pergunta com viés político ao prefeito de Salvador, ACM Neto, dada a rispidez do democrata ao ouvir perguntas que não sejam do seu agrado. Assim como o jornalista tem o direito de perguntar, a fonte também está livre para não responder, mas constranger o repórter é, no mínimo, um desrespeito ao livre exercício da atividade jornalística.

Calma, Elmo

Não pegou nada bem a foto tirada pelo prefeito de Irecê, Elmo Vaz, com os tucanos (ainda tucanos pelo menos) Antônio Imbassahy e Paulo Câmara. Fontes palacianas dizem que Rui Costa não gostou nem um pouco de ver o registro nas redes sociais. Bombeiros na articulação política, Cícero e o "Galego" tiveram que aliviar a barra gestor...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp