Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Uma múmia na AL-BA

Divulgação/Reprodução/Redes sociais
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Reprodução/Redes sociais

Publicado em 18/03/2021, às 05h30   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Uma múmia na AL-BA
Uma verdadeira múmia enraizada nos alicerces da AL-BA passou a despertar a atenção de órgãos do judiciário baiano após dar as cartas em diversos contratos vultosos dentro da instituição e vir acumulando um patrimônio invejável a grandes magnatas do estado. Apartamentos de luxo, carros importados e uma bela mansão no Litoral Norte são apenas alguns bens que o “bonitão” amealhou durante todos esses anos na já combalida estrutura do Legislativo. O presidente Adolfo Menezes já prometeu botar uma lupa em todos os contratos indicados pelo servidor bonachão. 

Um casal em apuros

Um jovem gestor do primeiro escalão da prefeitura de Salvador está vendo o casamento ruir após se envolver com uma “assessora especial” nas dependências da repartição. O assunto chegou aos ouvidos do prefeito Bruno Reis, que de bate pronto lavou as mãos, já que tem muitos problemas da pandemia para resolver. Vale dizer que o rapaz já está buscando apartamento para alugar na região do Horto Florestal. Efeitos da Covid-19... 

O sheik dos contratos
Um famoso empresário baiano que atua nas mais diversas áreas vem sendo chamado por alguns gestores e personalidades do business baiano como sheik dos contratos. O cidadão não perde uma licitação que participa. Vai da esfera municipal a grandes contratos no estado... 

Volta Rita, que eu perdoo a facada

PT e MDB estão se reaproximando. Na Bahia e no Brasil. O casal que governou o país por longos anos está com a relação rompida desde 2016, quando da ocasião do impeachment, mas agora ensaia um novo começo. Lula, no discurso mais recente, disse que está disposto a dialogar. Emedebistas, a começar pelo presidente Baleia Rossi, não fecham a porta e veem em Lula o nome mais forte para destronar Bolsonaro em 2022. E o PT sabe que precisa superar o trauma do impeachment para formar uma frente ampla com a ajuda do antigo cônjuge palaciano. Uma trilha sonora que cabe bem à essa tentativa de reconciliação é o hit do cantor Tiery, que está na boca do povo (e dos petistas). 

"Oh Rita, volta, desgramada
Volta, Rita, que eu perdoo a facada
Oh Rita, não me deixa
Volta, Rita, que eu retiro a queixa" 

Diga ao povo que fico
Rui Costa já carimbou o passaporte de Jaques Wagner candidato ao governo da Bahia em 2022 e também fez uma espécie de "diga ao povo que fico". Em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, ele cravou que vai cumprir o mandato de governador até o último dia, indicando que não concorrerá ao Senado. A notícia foi um banho de água fria nos planos do vice João Leão de ocupar o Palácio de Ondina por alguns meses. 

O clima esquentou

Fontes da NSP relatam que o clima esquentou entre criador e criatura no Palácio Thomé de Souza. No último fim de semana parece que a lua de mel entre ACM Neto e Bruno Reis começou a dar sinais de fadiga. Uma discussão um pouco mais acalorada foi testemunhada por alguns correligionários e amigos próximos dos dois. O motivo da discussão seria divergências em ações no combate ao coronavírus. Os 10 meses de experiência de Neto pesaram para algumas medidas mais extremas, porém o atual prefeito Bruno Reis teria resolvido dar um “para negão” no cacique do DEM, o que teria causado um certo desconforto na relação dos gestores. 

Sub do calote
Será que o subsecretario "galã" da gestão do prefeito Bruno Reis já acertou as suas contas, que diga-se, taxa de licenciamento de estabelecimento , com a Prefeitura?! Dizem que a sua gestão a frente de uma das principais Secretarias  que  combate a pandemia, passa despercebida. 


O legítimo

Podem até querer pongar na onda bolsonarista, mas o único que tem legitimidade com Bolsonaro na Bahia chama-se Alexandre Aleluia.  O resto é figurante e vive na sombra do vereador. 

Papagaio de pirata online
Tem um vereador de Salvador que não tira a cara da tela. Participa de tudo o que é tipo de reunião relacionada à pandemia. Como diz aquele ditado, de parto a atracação de navio, será que o edil entende de alguma coisa? 

Onde está Dauster?

Exonerado do governo no ápice do escândalo dos respiradores, o ex-todo poderoso chefe da Casa Civil tomou um chá de sumiço e desapareceu dos holofotes do poder baiano. Fontes da NSP dizem que ele está recluso, colocou as barbas de molho e só as retira quando a pandemia acabar. Ou quando for seguro reaparecer. 

Princesinha na berlinda
Feira de Santana vive dias angustiantes na pandemia, no limite da ocupação de leitos, à beira de um colapso. Nas palavras do diretor do hospital de campanha "está um inferno". E pensar que a prefeitura da Princesa do Sertão, mesmo diante de um cenário alarmante, cogitou caminhos diferentes do isolamento social e lockdown parcial para frear a escalada de casos e de doentes. 

Casa de ferreiro, espeto de pau

Quem também se colocou pela reabertura do comércio foi o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que parece ter seguido a cartilha do "morra quem morrer" do ex-prefeito Fernando Gomes. A ironia do destino é que, há um ano atrás, quando Gomes ignorava as orientações sensatas da ciência e Ministério Público, Augusto Castro estava internado em estado grave por causa da Covid-19. Pelo visto não aprendeu a lição. 

Sheila independente
Em Vitória da Conquista, a equipe da prefeitura começa a ganhar um novo formato. Enquanto o prefeito Herzem ainda se recupera das complicações da Covid-19, a prefeita em exercício Sheila Lemos escalou seu time próprio e vai tocando o barco cada vez mais independente do mandatário emedebista.

Rezando a cartilha

Se tem alguém que chegou no Planalto, não mostrou pra que veio, mas soube rezar a cartilha do chefe, chama-se João Roma. Não bastasse chegar e adotar um discurso negacionista, criticando as medidas restritivas, agora faz reunião sem máscara. No bom baianês, para que tá feio! 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp