Política

Novo presidente da Fundação Palmares revela como encontrou órgão; veja

Reprodução/Redes Sociais
Novo presidente disse que Bolsonaro e Sergio Camargo "por pouco não acabaram com a Palmares"  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 19/01/2023, às 19h25   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O novo presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues, disse na tarde desta quinta-feira (19) que encontrou a fundação "devastada fisicamente e moralmente". Em entrevista ao site g1, o baiano afirmou que a gestão do ex-presidente da instituição, Sérgio Camargo, "tentou jogar na lama um patrimônio do povo brasileiro".

"A Fundação Palmares foi devastada fisicamente e moralmente. Houve uma tentativa de mudar o nome  para Fundação Princesa Isabel. Houve uma tentativa de esquecer as 80 personalidades negras que estavam na lista de personalidades homenageadas. Além disso, houve uma tentativa de tirar o símbolo de Xangô da Fundação. Isso só demonstra um ataque a nós e ao povo negro", afirmou.

"O governo anterior atacou a cultura. Ele atacou a cultura na Lei Rouanet, com os artistas. E na Fundação Palmares, ele colocou uma pessoa negra para nos atacar mutuamente e tentar destruir a fundação. Eu não vou atacar ninguém. Pelo contrário, vamos construir pontes", acrescentou.

Ainda de acordo com Rodrigues, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Camargo "por pouco não acabaram com a Palmares".

"Eu estava no grupo que a criou.  Nsses últimos anos, tentaram jogar na lama um patrimônio do povo brasileiro. A unica instituição federal criada por um movimento negro, por pouco, não acabou. Agora, temos que levanta-la de novo e entrega-la aos braços do povo brasileiro. De Porto Alegre a Fortaleza. De Fortaleza a Manaus. Os 27 estados e os mais de 5 mil municípios precisam conhecer o destino da Fundação", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp