Política

Jerônimo diz que crime organizado avançou em vários setores da sociedade; ASSISTA

BNEWS
O governador Jerônimo Rodrigues é o entrevistado da 100ª edição do PodZé  |   Bnews - Divulgação BNEWS
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 15/04/2024, às 20h08 - Atualizado às 23h10


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante participação na 100ª edição do PodZé. nesta segunda-feira (15), afirmou que as facções criminosas se expandiram consideravelmente e agora têm uma presença significativa em vários setores da sociedade.

Segundo o chefe do Executivo Estadual, as facções estão bem estabelecidas e maduras em sua distribuição de inteligência, com informações e influência em diferentes setores da economia, da vida política e até mesmo em instituições como igrejas, futebol e transporte coletivo. 

"As facções, o crime organizado, avançaram muito. Eles estão distribuídos, eles estão na maturidade, podemos dizer assim, da sua distribuição de inteligência, eles também têm inteligência, nos mais diversos anos da economia e da vida política do dia a dia da sociedade. Eles estão nas igrejas, eles estão no futebol. [...] Eles também já estão no setor de transporte coletivo, em São Paulo. Eu sou testemunha disso, eu fui secretário de Educação, você sabe, eles buscando os nossos jovens dentro das escolas. Isso se arrefeceu no ambiente da juventude, nesse ambiente da escola, eles recuaram, graças a Deus, mas também pela ação nossa", disse Jerônimo.

O petista, entretanto, disse que as forças policiais também estão se desenvolvendo. "Em compensação, nós também amadurecemos. Tivemos quatro anos de um governo federal que estimulou o armamento da sociedade, com nenhum equioamento de policiamento de fronteiras [entregue]", disse o governador, referindo à omissão ou incentivo à violência que ele identifica na gestão anterior de Jair Bolsonaro (PL).

Jerônimo ressaltou a parceria com o governo federal, ainda durante a gestão do entrão ministro da Justiça, Flávio Dino, atualmente ministro do STF. Sobre a ação policial, ele destacou: "Minha ordem é trazer [o criminoso] vivo. Tem que ser firme para dizer à sociedade baiana que temos profissionais qualificados [nas forças de segurança]".

Jerônimo defendeu ações firmas da polícia ao lado da ação com a comunidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp