Política

Orçamento Secreto: saiba quanto vice-líderes e ministros de Lula querem

Ricardo Stuckert/PT
"Orçamento secreto" é a distribuição de recursos, definida pelo relator do Orçamento  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 26/02/2023, às 09h01   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

A polêmica moral envolvendo as emendas do relator, mais conhecidas como Orçamento Secreto, continua. Duramente criticado pelo presidente Lula (PT), enquanto candidato nas últimas eleições, ministros e vice-líderes do pestista têm feito pedidos exorbitantes.

De acordo com levantamento feito pelo Metrópole, dos 15 vice-líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados, quatro realizaram solicitações de emendas de relator, totalizando R$ 123 milhões. Entre os vice-líderes do governo na Câmara, Damião Feliciano (União-PB), Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), Pedro Paulo (PSD-RJ) e Igor Timó (Podemos-MG) encabeçam a lista de pedintes.

Houveram também pedidos feitos por ministros e a soma total alcança cerca de R$ 331 milhões, que devem ser liberados a partir deste ano. Na lista figuram os ministros: Carlos Fávaro (PSD-MT), da Agricultura; Daniela do Waguinho (União-RJ), do Turismo; Juscelino Filho (União-MA); das Comunicações; André de Paula (PSD-PE), da Pesca; e Alexandre Silveira (PSD-MG), de Minas e Energia.

Com a pressão sofrida para garantir a aprovação da PEC da Transição, Lula caiu nas garras do Centrão para ser obrigado a pagar o orçamento secreto nos próximos anos.

"Orçamento secreto" é a distribuição de recursos, definida pelo relator do Orçamento. Pela falta de critérios claros e transparência, a medida passou a ser questionada e provocou o julgamento no STF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp