Política

Panorama Vitória da Conquista 2024: Quatro pré-candidaturas inexperientes disputam majoritária

Sheila Lemos, Waldenor Pereira, Lúcia Rocha e Washington Cirne, respectivamente - Divulgação
Vitória da Conquista: A prefeita Sheila Lemos busca apoio do PL para bater o deputado federal Waldenor Pereira, do PT, e a vereadora Lúcia Rocha, do MDB  |   Bnews - Divulgação Sheila Lemos, Waldenor Pereira, Lúcia Rocha e Washington Cirne, respectivamente - Divulgação
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 18/07/2023, às 20h33 - Atualizado às 20h44


FacebookTwitterWhatsApp

Enquanto se aproxima o período eleitoral de 2024, as forças políticas de Vitória da Conquista vão se organizando nos bastidores. Hoje, o município conta com pelo menos quatro grandes pré-candidaturas, que ainda conversam para viabilizar alianças poderosas com vistas a manter, conquistar ou reconquistar a prefeitura da cidade.


Uma das pré-candidaturas consolidadas é a da atual prefeita, Sheila Lemos (União Brasil). Eleita como vice na chapa do ex-prefeito Herzem Gusmão (MDB) — falecido poucos meses depois de ser reeleito —, a atual gestora municipal busca renovar seu mandato, para manter-se na prefeitura até dezembro de 2028.


Vai ser o primeiro grande teste eleitoral de Sheila Lemos, que jamais encabeçou uma chapa majoritária durante sua carreira política. Ela terá, por outro lado, o apoio do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), que foi o mais votado do município nas eleições para governador da Bahia em 2022.


Outra candidatura consolidada é a do deputado federal Waldenor Oliveira (PT), parlamentar mais votado da cidade em 2022, com 32.071 votos, o equivalente a 17,16% das pessoas que foram às urnas em Vitória da Conquista.


Waldenor tem o apoio dos ex-prefeitos petistas Guilherme Menezes (1997-2002 e 2009-2016) e Zé Raimundo (2002-2008), hoje deputado estadual, mas também nunca encabeçou uma chapa majoritária em sua longa trajetória política.


Ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Waldenor se destacou politicamente ao se tornar líder do governo de Jaques Wagner (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) entre 2007 e 2010. Desde 2011, o petista ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados.


No barco das pré-candidaturas menos consolidadas, estão a vereadora Lúcia Rocha (MDB) e o radialista Washington Rodrigues Cirne (PL). A primeira é cortejada pelo deputado Waldenor, que busca cumprir um pedido do governador Jerônimo Rodrigues (PT), de candidatura única da base em cada município baiano. O segundo, por sua vez, tem sido procurado por Sheila, que vê no PL um possível aliado contra o petismo.


Lúcia Rocha foi a vereadora mais votada de Vitória da Conquista em 2020. Classificada pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima como “boa de voto”, ela também teve grande votação para deputada estadual na cidade em 2022, ficando atrás apenas do ex-prefeito Zé Raimundo. Seu desempenho despertou no MDB o interesse de lançá-la candidata à prefeitura em 2024.


Na avaliação do PT, o “recall” eleitoral de Waldenor Pereira é maior e a tendência é que Lúcia Rocha possa ser atraída, até o início de 2024, para ocupar o posto de vice na chapa do petista conquistense. Em janeiro, porém, o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) indicou em sentido contrário, apontando que o petismo poderia indicar o vice para a emedebista.


Por fim, o radialista Washington Cirne tem buscado se apresentar como opção ao eleitorado bolsonarista da cidade, que em 2022 deu 41,69% dos votos válidos para o então presidente Jair Bolsonaro (PL) — uma votação bem acima da média da Bahia, onde o bolsonarismo teve apenas 27,88% dos votos válidos.


Apesar disso, nos bastidores da prefeitura de Vitória da Conquista, é dada como praticamente certa a aliança com o PL, considerando inclusive a concessão de secretarias municipais para até quatro bolsonaristas da cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp