Política

PARECE VIDEOGAME:Segurança utiliza arma antidrone na posse de Lula; ASSISTA

Foto: Daniela Pereira/BNews
Esquema de segurança em Brasília foi reforçado para evento de posse de Lula e tem até arma antidrone  |   Bnews - Divulgação Foto: Daniela Pereira/BNews

Publicado em 01/01/2023, às 14h36   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp


A imagem é tão impressionante que parece até videogame. Uma arma que pesa cerca de 12 quilos e ninguém duvida que saiu daqueles filmes de ficção científica ou alguma realidade alternativa. Mas existe e está presente no dia-a-dia: um segurança foi filmado portando uma arma antidrone neste domingo (1°), em Brasília.

Ele faz parte do esquema de segurança escalado para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A arma pesadíssima não dispara balas, nem nada do tipo. Para utilizar, o agente aponta para o céu à procura de drones e, depois de localizar, quem entra em ação é o sistema antidrone, que detecção de frequências e ondas de rádios, áudio e sensor óptico.

A arma emite uma frequência que 'confunde' o drone, interrompendo a comunicação entre o equipamento e seu controlador. Quem passa a controlar é o próprio agente, podendo mantê-lo voando até acabar a bateria do equipamento, cair e se destruir, ou mesmo determinar o pouso e acionar uma função fazendo com que o drone retorne para a sua origem, localizando o controlador.

As primeiras quatro armas antidrones do Brasil custaram R$ 2,8 milhões e foram compradas pelo Governo de São Paulo em 2021, com o objetivo de impedir o acesso de drogas aos presídios com os equipamentos. Confira imagens da arma abaixo.

A preocupação com a segurança na posse tem sentido. Neste domingo (1°), dia da posse de Lula (PT), houve a suspeita de um ataque a bomba e um homem foi preso com rojões e uma faca, a caminho do local das celebrações. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp