Política

Partido de Geraldo Alckmin cria grande temor dentro do Governo Lula e mira ministérios; saiba quais

Foto: Ricardo Stuckert
Partido de Geraldo Alckmin argumenta que vice-presidente foi importante para a eleição e precisa de espaço no Governo  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 27/11/2022, às 07h33   Cadastrado por VD


FacebookTwitterWhatsApp

Partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, o PSB criou um grande temor dentro do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e pretende usar a figura do próprio Alckmin como justificativa para mudar essa realidade.

O partido entende que precisa ser muito contemplado com espaço dentro do governo, mas teme não conseguir a quantidade de cargos que entende mercer porque elegeu uma bancada modesta, com 14 deputados federais ao todo.

O PSB argumenta, internamente, que o vice-presidente foi essencial para a vitória de Lula nas urnas e é um nome importante para garantir o que classificam como a estabilidade política dentro do governo do presidente eleito.

Esses argumentos já foram levados por lideranças do PSB ao próprio Alckmin para pedir que o vice-presidente eleito interceda pela legenda junto a Lula.

O partido almeja ter pelo menos três ministérios de primeiro escalão no governo de Lula. As preferências são Justiça, Turismo e Cidades. Além disso, o partido ainda briga para que uma indicação quase certa de Lula, o senador eleito e ex-governador do Maranhão, Flavio Dino (PSB), seja nomeado como uma cota pessoal do próprio presidente.

A estratégia do PSB, porém, vem irritando petistas e outras siglas aliadas de Lula. A crítica é de que a sigla tem um apetite por cargos maior do que permite a pequena bancada eleita.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp