Política

Paulo Gonet avalia possibilidade de reabrir caso contra Bolsonaro; saiba qual

Marcelo Camargo / Agência Brasil
O foco de Paulo Gonet é inquérito encaminhado por Gilmar Mendes em 2023  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 19/03/2024, às 09h50 - Atualizado às 09h57


FacebookTwitterWhatsApp

A Procuradoria-Geral da República (PGR), representado pelo procurador-geral, Paulo Gonet, está avaliando a possibilidade de reabrir um inquérito ligado a Bolsonaro (PL). Este seria o caso da CPI da Covid que havia sido arquivado por Augusto Aras. Antes de tomar a decisão sobre o caso, Gonet deve se reunir com os parlamentares que participaram da comissão nesta terça-feira (19).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Essa intenção de Gonet está atrelada ao inquérito encaminhado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, no final de 2023. Na ocasião, Mendes pediu que o PGR examinasse as possíveis omissões do ex-presidente durante a pandemia da Covid-19. Isso porque o ministro discordou do parecer anterior da PGR, quando Aras isentou Bolsonaro de qualquer responsabilidade.

O QUE DIZ ARAS?

Por meio de uma nota, o ex-PGR, Augusto Aras, afirmou que "os subprocuradores-gerais da República e Conselheiros no CNMP que atuaram nos casos da Covid, por delegação do procurador-geral da República, manifestaram-se no âmbito da constitucional independência funcional". Ainda de acordo com Aras, "jamais houve avocação de procedimentos e processos".

As decisões dos subprocuradores foram confirmadas pelo Supremo Tribunal Federal. Qualquer pessoa descontente com tais deliberações tem todo o direito de recorrer à Justiça", concluiu o ex-PGR, Augusto Aras.

ACUSAÇÕES CONTRA BOLSONARO

Vale lembrar que, neste caso em específico, o ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de diversos crimes. Entre elas estão o crime de epidemia com resultado de morte, charlatanismo, infração de medida sanitária e emprego irregular de verbas públicas. Além deles também estãos as acusações de incitação ao crime, falsificação de documento particular, prevaricação, crime contra a humanidade, violação de direito social e incompatibilidade com dignidade, honra e decoro do cargo.

Por sua vez, o ex-presidente da república nega todas as acusações. Bolsonaro, inclusive, afirma ter agido para adquirir vacinas assim que disponíveis.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (18):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp