Política

Petrobras formaliza renúncia de Caio Paes de Andrade da presidência da estatal

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Depois de sua saída da Petrobras, Andrade vai assumir o cargo de secretário de Gestão e Governo Digital no gabinete do novo governador de São Paulo  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 04/01/2023, às 17h30   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Administrativo da Petrobras formalizou nesta quarta-feira (4) a renúncia de Caio Paes de Andrade como presidente da estatal. Ele ocupava o cargo de comando desde junho de 2022.

"A Petrobras informa que seu Conselho de Administração, em reunião levada a efeito nesta data, aprovou o encerramento antecipado do mandato do Sr. Caio Mário Paes de Andrade como Presidente da Petrobras, com efeitos a partir de hoje", diz a estatal em nota.

Depois de sua saída da Petrobras, Andrade vai assumir o cargo de secretário de Gestão e Governo Digital no gabinete do novo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ex-ministro de Infraestrutura do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem recebeu apoio na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.

Com a saída de Andrade, será aberta uma eleição para definir o próximo presidente da Petrobras. Um dos candidatos é o senador Jean Paul Prates, que foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Jean Paul Prates direito na UERJ e economia na PUC/RJ. Ele tem experiência de mais de 25 anos nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais e já fez parte da assessoria jurídica da Petrobras Internacional (Braspetro).

A eleição para definir o presidente da Petrobras será convocado pela Conselho de Administração da estatal. A expectativa é que Prates assuma o cargo sem dificuldades. Depois da saída de Andrade da presidência, o Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, assumiu o cargo de forma interina.

No último domingo (1º), durante a cerimônia de posse, o presidente Lula assinou um decreto que revoga a privatização de oito estatais, entre elas a Petrobras. O ato foi publicado na edição da última segunda-feira (2) do Diário Oficial da União.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp