Política

PGR toma decisão sobre investigações contra Jair Bolsonaro; entenda

Reprodução: Poder360
As investigações abordam o caso do cartão de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Reprodução: Poder360

Publicado em 24/04/2024, às 12h05   Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Um novo pedido da Procuradoria-Geral da República apareceu para mais investigações no caso do cartão de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O procurador Paulo Gonet está buscando descobrir se o grupo responsável pela falsificação dos certificados de vacina contra a Covid-19 estava aguardando uma possível tentativa de golpe de Estado no Brasil para retornar ao país.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A nova linha de investigação busca obter mais provas para denunciar o ex-presidente ao Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe. Além dos crimes de associação criminosa e de inserção de dados falsos no sistema de informação, apontados pela Polícia Federal (PF) , a PGR quer enquadrar Bolsonaro em crimes de falsificação de documento público e falsidade ideológica.

O elemento sobre golpe de Estado incluiria uma nova linha na investigação (nem tão inédita assim), é um ponto importante nessa investigação.

Ao analisar esses crimes, o procurador Gonet busca dar mais comprovação à gravidade dos crimes de Bolsonaro. Um julgamento e a prisão do ex-presidente, no caso do cartão de vacina, poderiam ser considerados mais fracos do ponto de vista do debate público.

O elemento do "golpe de Estado" justificaria uma abordagem mais severa em relação a Bolsonaro.

A Procuradoria-Geral da República espera da Polícia Federal um novo pedido de indiciamento de Bolsonaro e outros supostos envolvidos no caso da venda de joias nos Estados Unidos. Esse caso está incluso na das milícias digitais. A expectativa agora é que esse caso também seja levado ao Supremo Tribunal Federal até o mês de junho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp