Política

Planalto tenta diminuir atrito entre Haddad e Rui Costa após declaração de Lula sobre déficit

Washington Costa / MF
Integrantes do Ministério da Fazenda apontam para uma influência do ex-governador da Bahia nas falas do presidente sobre a meta fiscal  |   Bnews - Divulgação Washington Costa / MF
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 30/10/2023, às 08h34


FacebookTwitterWhatsApp

As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que a sua gestão não deverá cumprir meta de zerar o déficit público em 2024 reacendeu o atrito entre os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

De acordo com o jornal O Globo, a desgaste entre os ministros vem de uma discordância sobre gastos públicos. Depois da fala de Lula, integrantes do Ministério da Fazenda apontaram para uma influência de Rui Costa no discurso. Por outro lado, o ex-governador da Bahia segue se movimentando para que meta fiscal não interfira nos investimentos públicos.

Diante do novo atrito entre os ministros, outros membros do governo federal já entraram em cena para que o embate entre Rui e Haddad prejudique o Executivo.

Após a repercussão da fala de Lula, o Palácio do Planalto vem atuando para diminuir o desgaste da declaração. Apesar de a equipe econômica tenha sido pega de surpresa, pessoas próximas ao presidente dizem que se tratou apenas de um debate antecipado, que precisará ser feito em algum momento.

Ainda segundo a publicação, integrantes do Ministério da Fazenda avaliam que o discurso de Lula sobre a meta fiscal mostra uma influência que Rui Costa tem sobre o presidente. Entre os motivos para o não cumprimento da meta está na preocupação do ex-governador baiano com o futuro do Novo PAC, uma das principais bandeiras da gestão petista  e de responsabilidade da Casa Civil. A preocupação do titular da pasta é que o bloqueio ou corte de recursos comprometa iniciativas do programa.

No último fim de semana, Rui Costa e Fernando Haddad optaram por não divulgar qualquer comunicado sobre a declaração de Lula. O silêncio teria como objetivo acalmar os ânimos e evitar o surgimento de novos desgastes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp