Política

PodZé: Elmar Nascimento revela o que causou a derrota de ACM Neto

Joilson César/BNews
Deputado foi o entrevistado do PodZé da quinta-feira (26)  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 28/01/2023, às 06h00   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Deputado federal pelo União Brasil, Elmar Nascimento declarou na quinta-feira (26), no PodZé, da BNews TV, o que, na sua opinião, causou a derrota de ACM Neto para Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de 2022.

Segundo o parlamentar, a federalização da eleição estadual, com o incremento da emoção da eleição nacional, ajudou na vitória de Jerônimo sobre ACM Neto. 

"Na primeira vez que eu me encontrei com Jaques Wagner após as eleições, foi numa conversa que eu tive com Davi Alcolumbre e o presidente Lula. E antes de entrar o presidente Lula, Wagner brincou comigo e perguntou: 'E aí, o que achou do resultado?'. Eu disse: Comprovou o que você me dizia que não dá para separar as eleições federais das eleições estaduais", afirmou o deputado, que se esquivou de seguir a linha de seus correligionários e afirmar que Lula teria sido o único responsável pelo resultado.

"E isso casa com uma coisa que Neto me dizia lá atrás. Eu fui membro da comissão de reforma política da Câmara e tinha muita gente que defendia a coincidência de eleições. Um dia conversando com Neto sobre isso ele me disse que era contra porque se fosse eleição geral, ele nunca teria tido condições de ganhar a eleição para prefeito de Salvador. Eu acho que o resultado comprovou isso [nacionalização da eleição estadual]. O fato comprova também a competente campanha feita pelo núcleo de propaganda do governador Jerônimo, com foto do Lula, time do Lula, tudo do Lula", disse Elmar.

Elmar também comentou sobre o fato de ACM Neto ter declarado independência e não ter apoiado nem o presidente Lula nem o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições. 

"Quais eram as opções que ele tinha? Era apoiar Bolsonaro? Ele ia reduzir e ficar limitado ao escopo que Bolsonaro tinha aqui e talvez a derrota fosse pior. Ele poderia até contribuir para o resultado nacional, mas sabia que ia perder a eleição aqui. Ele poderia apoiar Lula? Poderia. Mas o grande receio era...lembra da candidatura de Geddel, bastante competitiva? O receio era a gente apoiar Lula e eles decolarem nacionalmente e dar o apoio ao candidato deles aqui. Era uma decisão absolutamente difícil", pontuou Elmar. 

Veja abaixo o trecho da entrevista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp