Política

Itabuna: possível privatização da Emasa gera reações

Publicado em 20/11/2015, às 12h40   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), discute a possibilidade de entregar a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) à iniciativa privada, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Os rumores da possível privatização da companhia geraram reações na classe política itabunense. 
O PCdoB, partido que tem o vice-prefeito Wenceslau Júnior, já emitiu nota contrária a qualquer discussão sobre a privatização da empresa pública. “Somos contra qualquer forma de privatização dos serviços de saneamento, seja na forma da venda de ativos, na forma de concessão privada ou PPP”. Os comunistas, que devem ter o apoio de Vane do Renascer na disputa pela sucessão já que o prefeito anunciou que não disputará a reeleição, defende o aprofundamento das relações com a Embasa e a construção por parte do governo do Estado da barragem, orçada em R$ 109 milhões.
Rui Costa esteve em Itabuna na última segunda-feira (20) e afirmou que vai esperar até o mês de dezembro uma decisão da prefeito. O governador informou que será necessário fazer um investimento alto para as obras da Barragem do Rio Colônia e para a construção de uma adutora para captar e enviar água para Itabuna. “A Emasa não tem esse poder de investimento, como também não tem potencial de conseguir recursos para realizar obras de saneamento básico da cidade, que atualmente não chega a 15%”, disse o líder baiano. 
Outro que encampou o discurso foi o deputado federal Felix Mendonça Júnior. O presidente do PDT na Bahia afirmou que pretende acionar na Justiça para impedir a conclusão de uma PPP para tocar a Emasa. Para o parlamentar, “final de governo” não é momento correto para fazer esse tipo de negociação. “É, no mínimo, questionável eticamente”, criticou.  Segundo Mendonça Júnior, as informações são a de que a prefeitura pretende entregar a Emasa para exploração dos serviços nos próximos 35 anos ao preço de R$ 400 milhões que devem ser pagos ao Município.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp