Política

De 43 gabinetes, 10 estavam fechados em horário de expediente na CMS

Publicado em 13/01/2016, às 10h35   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

O feriadão de fim de ano deve ter sido bom para 10 dos 43 gabinetes de vereadores de Salvador. A equipe do Bocão News esteve nesta segunda-feira (11), uma semana depois do feriadão de ano novo, nos prédios onde ficam localizados os gabinetes dos parlamentares municipais para ter dimensão de como estava o desenvolvimento dos trabalhos administrativos das equipes de cada edil. Foram eles a próxima Câmara Municipal, o Edifício Bahia Center e o Edifício Sulamerica. 

Entre 14h e 17h todas as salas foram visitadas. E neste meio tempo, 10 foram encontradas com portas fechadas e sem funcionamento e duas com portas fechadas, mas com servidores trabalhando normalmente. O repórter ainda insistiu com ligações para os gabinetes, mas não obteve êxito.

Os que estavam com portas lacradas, não atenderam as batidas e nem telefones foram os dos seguintes políticos: Alemão (PHS), Duda Sanches (DEM), Moisés Rocha (PT), Orlando Palhinha (DEM), J. Carlos Filho (SD), Odiosvaldo Vigas (PDT), Aladilce Souza (PCdoB), Atanázio Júlio (PTN), Waldir Pires (PT) e Toinho Carolino (PTN).

Na porta do gabinete de Toinho, inclusive, havia um aviso ao público: “só retornaremos a partir do dia 18/01”.

Das salas abertas, em sua maioria, poucos foram os vereadores encontrados em seus gabinetes. Vale ressaltar que o recesso parlamentar só é exercido para as comissões e o plenário, porém as atividades dos gabinetes e dos setores de toda CMS devem funcionar normalmente.

Em alguns gabinetes, foram feitas escalas em regime de plantão para revezamento de horários, dada, segundo a justificativa de servidores, a baixa produtividade do legislativo. “Muitas as articulações dependem do plenário”, contou um assessor de uma das salas visitadas que não quis se identificar.

Outros setores fizeram rodízio de folgas. Dezembro e janeiro são períodos em que os vereadores aproveitam para conceder o direito de todo trabalhador: férias. Direto este previsto nas leis trabalhistas. Os políticos costuraram de uma forma em que o gabinete não fique de portas fechadas, ainda mais neste ano importante por se tratar de período eleitoral e assim nenhum dos seus servidores tiram as folgas no meio do ano.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Câmara (PSDB), foi procurado para comentar a situação, mas até a publicação da matéria não retornou as ligações e nem as mensagens enviadas. 

Publicada originalmente às 19h do dia 11 de janeiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp