Política

Polícia deflagra operação contra golpe milionário; secretários e prefeituras são alvos

PCDF / Divulgação
Operação Digito 8 da Polícia Civil mira secretário de Estado, advogado e hacker, supostamente envolvidos no golpe  |   Bnews - Divulgação PCDF / Divulgação
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 18/01/2024, às 07h50 - Atualizado às 08h10


FacebookTwitterWhatsApp

A Delegacia de Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), deu início a mais uma operação na manhã deste quinta-feira (18). A operação denominada de 'Digito 8' investiga um golpe milionário contra uma instituição financeira no Brasil e teve, entre os alvos, secretários de Estado e prefeituras de várias cidades brasileiras.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O nome faz uma referência à guia utilizada pelos criminosos para subtrair dinheiro da instituição financeira e que conseguiu desarticular o esquema de fraudes financeiras. Essas fraudes eram realizadas nos pagamentos de arrecadação via QR Code PIX e explorava uma vunerabilidade do sistema bancário. De acordo com as investigações, entre o período de 7 a 31 de janeiro de 2023, os suspeitos causaram um prejuízo de R$ 21 milhões.

Operação

Ao todo, 115 policiais civis da PCDF, com o apoio de agentes de policiais de SP, MT, SC, MG, BA, MA, AP, GO e RJ, cumpriram várias ações contra os suspeitos. Foram 10 mandados de prisão temporária e 19 mandados de busca e apreensão, em nove estados e no Distrito Federal. Os alvos foram as residências e gabinetes de secretários de Finança e um advogado em São Paulo, suspeito de auxiliar na evasão dos recursos.

Além disso, diversas prefeituras espalhadas pelo País estiveram no miolo da investigação. Entre elas a do município baiano de Ubaitaba. Todas elas por envolvimento na emissão de guias fraudulentas e repasse das verbas.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (17):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp