Política

Polícia Federal investigará falsa filiação de Lula ao PL; entenda

Marcelo Camargo / Agência Brasil
A Polícia Federal foi acionada pelo Tribunal Superior Eleitoral para investigar a situação  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 11/01/2024, às 06h45 - Atualizado às 07h31


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) investigará um suposto crime eleitoral do Partido Liberal (PL). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou que a PF apure o fato de uma pessoa ter se passado por Lula (PT) e tenha o filiado à legenda de do ex-presidente Bolsonaro (PL). Atuante desde os primórdios do Partido dos Trabalhadores (PT), Lula esteve desligado da sigla desde julho de 2023. Foi nesse período que ocorreu o suposto ingresso ao PL.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Logo após alguns questionamentos, o TSE realizou uma apuração. Somente após esse levantamento, a Corte determinou, na figura do ministro Alexandre de Moraes, que a polícia promovesse as devidas investigações sobre o caso. 

Considerando a existência de indícios de crime a partir da inserção de dados falsos em sistema eleitoral, encaminhem-se cópia dos presentes autos ao diretor-geral da Polícia Federal para adoção de todas as providências cabíveis que deverão, oportunamente, ser informadas a este Tribunal Superior Eleitoral”, escreveu Alexandre de Moraes.

O tribunal ainda pontuou que em todo o caso, existem 'claros indícios de falsidade ideológica'. Ao mesmo tempo em que solicitou as investigações, a Corte promoveu a retomada da conexão de Lula com o PT. De acordo com Moraes, isso era necessário porque 'é fato notório que é integrante do Partido dos Trabalhadores". Além disso, o TSE também cancelou o login responsável pela inclusão da informação falsa no sistema.

Lula no PL

Foi justamente por estar um período desligado do PT em 2023, que alguma pessoa se aproveitou para o filiar ao PL. Na ocasião, a filiação de Lula ocorreu no dia 15 de julho de 2023 e o cadastro da filiação no TSE ocorreu no dia 16 de outubro do mesmo ano - após o primeiro turno das eleições presidenciais, o que poderia, inclusive, anular as eleições e/ou a candidatura de Lula -.

O dado curioso da filiação do presidente da República ao PL é que, devido a essa falta filiação, Lula até apareceu como membro de um dos quadros do partido. Nesse caso foi do PL de São Bernardo do Campo, cidade do ABC paulista onde o presidente tem residência. Apesar de ter sido anulado e corrgido, os dados estão registrados no TSE. 

Divulgação - Jornal O Globo
Foto: Divulgação - Retirada do Jornal O Globo

Sem invasão

A investigação feita internamente pelo TSE  também descartou a hipótese de 'ataque ao sistema ou falha na sua programação'. Além disso, também identificou o uso de 'credenciais válidas para o registro de uma nova filiação falsa'. A Corte destacou que a inclusão teria sido feita com o acesso da advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, que atua para o PL. Sobre este caso, o presidente do partido, Valdemar Costa Neto disse que tudo isso seria uma 'grande bobagem'.

Está na cara que a filiação foi feita por algum hacker. Vamos pedir investigação também à PF. Em outubro, o deputado Nikolas Ferreira (PL) apareceu absurdamente como filiado ao PT. As informações da nossa advogada aparecerem como autora da suposta filiação é um fato normal, porque ela está credenciada junto ao TSE para consolidar as filiações em nível nacional", disse o presidente da sigla de Bolsonaro.

O detalhe é que o TSE também identificou que o login da advogada foi utilizado em mais de 75 mil ações no sistema, algo que dão indícios de que o acesso não está somente com a jurista. De acordo com Moraes, este fato indica para o fato de que "várias pessoas, ou mesmo robôs, estejam usando tais credenciais no processo de gestão do sistema de filiação partidária", pontuou Moraes no despacho. Com informações do jornal O Globo.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (10):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp