Política

Polícia Federal prende mais três suspeitos de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Nova fase da operação Lesa Pátria foi deflagrada nesta manhã pela Polícia Federal  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 29/02/2024, às 09h43


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) realizou a prisão de mais três pessoas na 25ª fase da Operação Lesa Pátria na manhã desta quinta-feira (29). A ação investiga os responsáveis pelos ataques golpistas às sedes dos três poderes no dia 8 de janeiro de 2023.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Nessa nova etapa da operação, além das prisões, essa houve também a determinação para a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Tudo isso visando conter danos estimados pela PF em até R$ 40 milhões ao patrimônio público em decorrência dos ataques. Embora os nomes não tenham sido divulgados, as prisões dos três suspeitos ocorreram em duas localidades no Distrito Federal e uma em São Paulo.

Até o momento, todas as operações, incluindo a 25ª fase da Operação Lesa Pátria, foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que é o relator do caso. Em todas elas, 34 mandados judiciais foram expedidos, incluindo prisões preventivas, monitoramentos eletrônicos e busca e apreensão em diversos estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Operação

A operação se baseia em quatro frentes de investigação. A busca por possíveis autores intelectuais, incluindo ações atribuídas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a identificação dos financiadores e organizadores logísticos do acampamento e transporte de bolsonaristas para Brasília. A terceira frente visa nos vândalos responsáveis pela depredação dos prédios dos Três Poderes denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e a investigação das autoridades que podem ter facilitado a atuação dos golpistas durante os eventos do dia 8 de janeiro.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (28):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp