Política

Líderes de ACM Neto correm para arrumar votação sobre o ITIV

Publicado em 11/08/2015, às 20h31   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)



As negociações da liderança do prefeito ACM Neto (DEM) correrão nesta quarta-feira adentro na busca pela aprovação do regime de urgência do projeto de lei que fala do parcelamento do Imposto de Transmissão Intervivos (ITIV).  O assunto foi colocado como uma das prioridades do pacote de proposições enviada pelo Executivo à Câmara de Salvador.
A ideia do Palácio Thomé de Souza é de que a matéria seja apreciada já na próxima sessão, pois o número de cadeiras favoráveis ao prefeito pulou para 28 com o reingresso de Kiki Bispo (PTN) e Beca (PTN). Contudo, por se tratar de uma proposição que diz respeito a tributos, é necessário, no mínimo, 29 votos. O fiel da balança poderá vir dos independentes [leia-se: José Trindade (PSL) ou Edvaldo Brito (PTB)] ou algum debandado da oposição, que paira mais sobre ares socialistas, como o vereador Antônio Mário (PSB). O parlamentar municipal se posiciona como oposição, mas já votou a favor dos projetos de ACM Neto (DEM).
O assunto tende a render, pois o líder da oposição, vereador Suíca (PT), fez críticas ao ITIV e acredita que o texto pode ficar mais tempo na Casa para “maturação”.  O assunto não é algo pacificado no Legislativo.
As pautas sobre reajustes dos servidores da saúde, educação, agentes comunitários e fazendários, segue tramitação sem grandes objeções, porém o tópico não consta na Ordem do Dia definida e divulgada após a reunião do Colégio de Líderes desta terça-feira (11). O caso deve ser ponto de consenso entre bancadas, mas só terá definição momentos antes da votação.
O regimento interno, conjunto de normas da Casa, pacificado para ir à votação através de Títulos, são será votado. Os títulos IV e V devem ir para o plenário na terça-feira (18), assim como a LDO 2016 – Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp