Política

Salvador pode ganhar quarto circuito do Carnaval no CAB ou na Paralela

Publicado em 13/09/2015, às 12h20   Leo Barsan (Twitter:@leobarsan) e Victor Pinto (Twitter:@victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

A viabilidade de criação de um quarto circuito do carnaval soteropolitano é debatida desde o início do ano no âmbito do governo do Estado. Apesar de não ser a principal instituição mentora da folia, a administração de Rui Costa entrará como parceira da prefeitura e deverá dividir a organização da festa. Neste sentido, a secretaria de Cultura e a de Turismo, ao lado de Carlinhos Brown e um "núcleo organizador", estão decidindo os rumos do "Afródromo", agora com o nome de "Cidade do Carnaval", anunciado neste ano ano pelo próprio Rui e o cantor baiano.

Em conversa com a equipe do Bocão News na Parada Gay de Salvador, o secretário de Cultura, Jorge Portugal, afirmou que o local desse novo polo carnavalesco poderá ser o Centro Administrativo da Bahia ou Parque de Exposições, na Avenida Paralela, por sugestão do chefe do Palácio de Ondina.

Portugal confirmou que a expectativa é de que o início do projeto seja no próximo ano, com quatro dias de movimentações com atração de matriz africanas, não só da Bahia, como de outras partes do Brasil e do mundo ou de outros ritmos. "Pode trazer um dia uma escola de Samba, por exemplo, uma Mangueira para se apresentar ou um maracatu. Teremos uma praça de culminância onde teríamos shows que poderia ter uma Daniela [Mercury], uma Ivete [Sangalo] ou outro cantor para animar o pós-desfile", afirmou.

Além de Pelegrino, com o Turismo, Portugal informou que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, também acompanha o desenrolar do projeto junto com os blocos afros.

A participação de Herada, inclusive, é ponto chave para a captação de recursos para custear a ação também através da inicativa privada, pois o Estado não divulgado o valor exato de quanto aportará no novo circuito. "O Carnaval da Bahia é a melhor marca para qualquer empresa se associar", disse.

DÍVIDAS - A coluna Na Sombra do Poder informou que artistas do interior do estado estão sem receber recursos de editais da secretaria de Cultura do ano de 2012. Conforme relato na nota divulgada na semana passada, alguns chegaram até pegar empréstimos bancários para honrar os compromissos firmados. Portugal foi enfático ao responder o fato: "mentira!". "Se o artista não recebeu é porque não apresentou documentação devida. Eu estava vendo ontem, inclusive, chamei todo mundo e foi um compromisso meu de só abrir novo edital quando pagar os restantes", comentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp