Política

Em nota ao Bocão News, Odebrecht fala sobre nova fase da Lava Jato

Publicado em 22/03/2016, às 21h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em nota enviada ao Bocão News na noite desta terça-feira (22), a empresa Odebrecht, alvo da nova fase da operação Lava Jato hoje cedo, detalha com encara as denúncias de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, considerado até então o maior e mais devastador na história do Brasil. 
O dia também foi marcado pela decisão do empresário Marcelo Odebrecht de fechar acordo de delação premiada. 
Num documento intitulado “Compromisso com o Brasil”, a Odebrecht reconhece que “identificou a necessidade de implantar melhorias em suas práticas” e que seguirá com o objetivo de colaborar com as investigações. 
Em outro trecho, a empreiteira pontua, contudo, não ter “responsabilidade dominante sobre os fatos apurados na Operação Lava Jato” e que a problemática tratada pela Polícia Federal mostra um “sistema ilegal e ilegítimo de financiamento do sistema partidário-eleitoral do país”.
Leia texto na íntegra:
COMPROMISSO COM O BRASIL
As avaliações e reflexões levadas a efeito por nossos acionistas e executivos levaram a Odebrecht a decidir por uma colaboração definitiva com as investigações da Operação Lava Jato.
A empresa, que identificou a necessidade de implantar melhorias em suas práticas, vem mantendo contato com as autoridades com o objetivo de colaborar com as investigações, além da iniciativa de leniência já adotada em dezembro junto à Controladoria Geral da União.
Esperamos que os esclarecimentos da colaboração contribuam significativamente com a Justiça brasileira e com a construção de um Brasil melhor.
Na mesma direção, seguimos aperfeiçoando nosso sistema de conformidade e nosso modelo de governança; estamos em processo avançado de adesão ao Pacto Global, da ONU, que visa mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores reconhecidos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção; estabelecemos metas de conformidade para que nossos negócios se enquadrarem como Empresa Pró-Ética (da CGU), iniciativa que incentiva as empresas a implantarem medidas de prevenção e combate à corrupção e outros tipos de fraudes. Vamos, também, adotar novas práticas de relacionamento com a esfera pública.
Apesar de todas as dificuldades e da consciência de não termos responsabilidade dominante sobre os fatos apurados na Operação Lava Jato – que revela na verdade a existência de um sistema ilegal e ilegítimo de financiamento do sistema partidário-eleitoral do país - seguimos acreditando no Brasil.
Ao contribuir com o aprimoramento do contexto institucional, a Odebrecht olha para si e procura evoluir, mirando o futuro. Entendemos nossa responsabilidade social e econômica, e iremos cumprir nossos contratos e manter seus investimentos. Assim, poderemos preservar os empregos diretos e indiretos que geramos e prosseguir no papel de agente econômico relevante, de forma responsável e sustentável.
Em respeito aos nossos mais de 130 mil integrantes, alguns deles tantas vezes injustamente retratados, às suas famílias, aos nossos clientes, às comunidades em que atuamos, aos nossos parceiros e à sociedade em geral, manifestamos nosso compromisso com o país. São 72 anos de história e sabemos que temos que avançar por meio de ações práticas, do diálogo e da transparência.
Nosso compromisso é o de evoluir com o Brasil e para o Brasil.
Matérias relacionadas:
Marcelo Odebrecht fecha acordo de delação premiada
Em uma das contas paralelas da Odebrecht, PF encontra 66 milhões
Prisão de Odebrecht não interrompeu as propinas, diz MP
Lava Jato na Odebrecht: PF fala sobre conta paralela e pagamentos ilícitos
Odebrecht tinha estrutura organizada para propinas, diz força-tarefa

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp