Política

Receosa sobre pulverização, Lídice diz que PSB decide em breve sobre candidatura

Publicado em 22/05/2016, às 18h28   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

A senadora Lídice da Mata (PSB) vem tendo seu nome lembrado por aliados como competitivo para disputar a prefeitura de Salvador nesse ano contra o prefeito ACM Neto (DEM) ou seu indicado político. Nesta semana, o senador Walter Pinheiro e o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, citaram o nome da socialista como possibilidade de candidatura a ser apoiada pelo PT, uma vez que a legenda ainda não decidiu se terá candidato próprio ou se apoiará legenda aliada.

Em conversa com a reportagem do Bocão News na manhã deste sábado (21), Lídice minimizou os afagos advindos dos aliados e disse que o PSB ainda discutirá o pleito da capital. “O PSB já começou o debate sobre as eleições em todo o estado. Em Salvador também, apenas não se avançou para decisões. É natural que haja um início de arrumação, mas em breve estaremos decidindo. Agradeço aos companheiros que têm lembrado do meu nome, a diversos eleitores que têm se dirigido a mim para manifestar sua opinião. Certamente, levaremos em conta tudo isso”, desconversou.

Segundo a senadora, há “muitas coisas a serem analisadas”. “Há pessoas no partido que acham que não deveria [ter candidato], mas essa é uma discussão que nós vamos ter internamente e com os outros partidos. Temos que ouvir várias organizações da sociedade e construir o caminho da unidade do segmento progressista em Salvador para o enfrentamento das eleições”, aponta.

Questionada se essa unidade defendida não seria ameaçada com a estratégia da pulverização que o governador Rui Costa (PT) pretende imprimir em sua base aliada com o lançamento de diversas candidaturas com o objetivo de levar o pleito para o segundo turno, a senadora ponderou. “Se tivermos uma candidatura que possa tirar votos do campo conservador, tudo bem. Mas o ideal seria, não quer dizer que seja o único caminho, trabalharmos até o cansaço na perspectiva de unirmos o campo de centro-esquerda e progressista na Bahia”, explicou.

Na presidência do PSB em Salvador, Waldemar Oliveira diz que o nome da correligionária é muito querido internamente e seria a principal aposta da legenda, caso a decisão seja por ter candidato. Na corrida pela Câmara de Vereadores, o PSB, segundo o dirigente, vem conversando com a Rede para formar uma coligação proporcional. “O partido tende a caminhar para um coligação na proporcional. Não temos a decisão ainda se teremos candidato próprio ou se iremos apoiar para o Executivo. Evidentemente, temos, ao nosso modo de ver, a melhor candidata da esquerda que é a senadora Lídice da Mata. Para a Câmara, a princípio, conversamos com a Rede. Outros partidos, a gente não tem maior interesse porque têm candidaturas muito fortes. Nossos candidatos são oriundos das bases populares, comunidades, companheiros da área sindical e não possuem grande expressão eleitoral”, explicou o presidente municipal. 

Publicada originalmente em 21/05 às 13h28.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp