Política

Temer não comenta saída de Jucá

Publicado em 23/05/2016, às 17h45   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente interino Michel Temer (PMDB) chegou ao Senado na tarde desta segunda-feira (23) prometendo dar uma entrevista coletiva após a reunião com o presidente da Casa, Renan Calheiros. Acenou aos jornalistas, levantou o polegar e pediu para que esperassem o final do encontro, pois falaria na oportunidade.

Não falou. Saiu com passadas largas, cercado de seguranças, entrou no carro oficial e partiu. Deixou Renan Calheiros na porta com a missão de dar explicações para os repórteres. Calheiros tratou de afirmar, como esperado, que o assunto do encontro foi a pauta econômica e os projetos necessários para ajustar as metas fiscais.

A matéria de fato é importante. Se a economia não melhorar, o governo interino dificilmente se sustenta. Contudo, é narrativa consensual no ambiente político a negativa de outras discussões. Foi assim com Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma e, agora, com Michel Temer.

A presença de Jucá como ministro do Planejamento também foi ligeira. O senador pediu licença. Esta foi a primeira saída (honrosa) da atual gestão. Enquanto a Lava Jato não estiver sob controle haverá complicações para quaisquer governos. A sociedade, por outro lado, parece amortizada no momento.

Embora ainda haja ansiedade por novos ares, menos corruptos, panelas não foram ouvidas durante a coletiva de Jucá. Manifestações também não foram marcadas pelos grupos que até então protestavam contra a corrupção. Caiu o primeiro ministro de Temer e agora resta saber se outros também cairão ou se apenas um boi saciará a fome das piranhas do Paranoá.

Jucá


Embora negue que tenha tentado barrar, estancar, negociar ou interferir na Lava Jato, Jucá se comprometeu e a prova disso foi o licenciamento. A indignação do ministro foi tamanha que ao comentar a declaração do senador Telmário Mota (PDT-RR) que promete levar o assunto ao conselho de ética do Senado não se segurou.

“Quem do PDT está falando isso? O senador Telmário Mota deve entregar é a mulher dele que é foragida da Justiça. O senador Telmário Mota deveria ter vergonha de estar nesta Casa representando Roraima”.

Romero Jucá promete voltar com apetite para o Senado.

Matéria relacionada

Delação de Machado tem áudios de Renan Calheiros e José Sarney

Romero Jucá se afasta do ministério de Planejamento

Jucá tenta desqualificar vazamento de áudios e diz que não entregará cargo

Moreira Franco deve substituir Romero Jucá, afirma site

Temer é aconselhado a afastar Jucá após gravações

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp