Política

Ex-deputado, Yulo Oiticica deixa Ouvidoria para disputar Câmara de Salvador

Publicado em 27/06/2016, às 09h51   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Deputado estadual por quatro mandatos, Yulo Oiticica (PT) tentou a Câmara dos Deputados em 2014, mas não conseguiu se eleger e ficou na suplência. Na ocasião, teve 23.984 votos em Salvador, obtendo a terceira maior votação entre os candidatos do PT, atrás de Nelson Pelegrino e Jorge Solla. O desempenho fez o petista sonhar com uma candidatura à prefeitura de Salvador, mas vai decidiu brigar por uma vaga na Câmara de Salvador após o partido caminhar para abrir mão de nome próprio na corrida pelo Palácio Thomé de Souza. 
Sem cargo eletivo de 2015 até o momento, Oticica desempenhou a função de ouvidor-geral do estado da Bahia neste período, de onde se desincompatibiliza nesta quinta-feira (30) para tentar a vereança. Em 2012, o PT elegeu sete vereadores em Salvador, mas agora, a expectativa é que consiga fazer até quatro edis, matemática na qual o ex-deputado tentará se inserir. "Além dessa crise real que enfrentamos, alguns dos eleitos saíram do PT, como Carballal e J. Carlos Filho. Waldir Pires não sairá candidato. É certo que temos uma conjuntura difícil e a previsão agora é eleger entre três e quatro vereadores. Minha candidatura será um gesto com o PT", aponta Oiticica, ressaltando que ainda tem a possibilidade de assumir uma cadeira de deputado federal no ano que vem, a depender dos resultados das eleições deste ano, quando alguns parlamentares disputarão prefeituras no estado.
Para tentar pavimentar o caminho até o Paço Municipal, o petista apostará nas votações expressivas que obteve como deputado em Salvador e nas atividades desenvolvidas como ouvidor nos últimos meses. Nesta terça-feira (28), será apresentado o balanço do período em que esteve à frente da Ouvidoria Geral.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp