Política

Presidente da Câmara de São Felipe será denunciado por fraudes em licitações

Publicado em 03/08/2016, às 10h11   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Antônio Jorge Macedo, conhecido como “Choquinha” (PRB), presidente da Câmara de Vereadores de São Felipe, no Recôncavo baiano, será denunciado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) por fraudes em licitações. Segundo apurou o Bocão News, a denúncia foi formulada pelo grupo da situação, liderado pelo prefeito Chiquinho Ferreira (PP).
A reportagem confirmou com uma advogada, que pediu para não ser identificada, o teor das acusações. Conforme mostra a denúncia, a fraude ocorreu na contratação de uma locadora de veículos e em assessorias jurídicas e contábeis e outra por sonegação de pagamento de contribuições previdenciárias. Segundo a acusação, o presidente da Câmara de São Felipe contratou uma empresa identificada como “Kadilac”, com sede em Cachoeira, no Recôncavo baiano, e quem tem como sócio administrador Ademir de Oliveira Passos.
De acordo com advogada, Ademir Passos é assessor jurídico da Câmara de São Felipe e, portanto, não poderia contratar a locadora da qual é sócio. Segundo a denunciante, a empresa loca para a Câmara uma VW Amarok, cuja placa OKW 8835 não está registrada no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).
“As notas fiscais são manuais e não trazem o carimbo de autenticação da administração fazendária de Cachoeira. O município de Cachoeira possui Sistema Eletrônico de emissão de Notas Fiscais. No contrato de locação a responsabilidade pelo abastecimento é da Câmara Municipal, na relação de consumo constante nos processos de pagamento do combustível pela Câmara não consta a Amarok. No Detran, a informação é que o veículo locado não existe. De fato, esse veículo não é usado pela Câmara Municipal”, pontuou a advogada. 
A denunciante disse ainda que o presidente da Câmara de São Felipe contratou, sem licitação, o técnico de contabilidade Wilde José Cardoso Tanajura, que, segundo a denúncia, firmou contrato com, pelo menos, três empresas sem licitações.
“Em consulta na internet sobre o histórico do técnico Wilde Tanajura aponta que o mesmo é réu em diversas ações penais”, frisou a advogada. A denúncia ressaltou também que Câmara de São Felipe não vem há muito tempo recolhendo a Contribuição Previdenciária Patronal. A contribuição previdenciária de alguns servidores também não é repassada ao INSS.
A reportagem do Bocão News tentou ouvir o “Choquinha”, que é pré-candidato a vice-prefeito da cidade, mas não obteve êxito. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp