Política

Salvador: bancada evangélica cresce na Câmara Municipal

Publicado em 04/10/2016, às 07h22   Alexandre Galvão


FacebookTwitterWhatsApp

A bancada evangélica na Câmara Municipal de Salvador (CMS) crescerá em 2017, quando os vereadores eleitos neste domingo (2) tomarem posse. Em 2012, última eleição municipal, eles eram seis. Agora, oito representantes de igrejas conseguiram uma vaga na Casa. 
À época, Tia Eron (PRB), Luiz Carlos (PRB), Heber Santana (PSC), Alberto Braga (PSC), Isnard Araújo (PHS) e Cátia Rodrigues (PHS) se elegeram. Com o resultado das urnas deste domingo, quase todos os vereadores evangélicos conseguiram renovar seu mandato por mais quatro anos. A exceção ficou com Alberto Braga, que perdeu sua vaga e Tia Eron, que se elegeu deputada federal. 
Com maior número de vereadores na CMS, quatro nomes ligados à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) devem legislar para os soteropolitanos: Luiz Carlos, Isnard Araújo, Rogéria Santos e Ireuda. 
Ligada à Igreja Renascer em Cristo, Cátia Rodrigues – que já declarou ser a “vereadora do pessoal da igreja” teve seu mandato renovado. Assim como Heber Santana, ligado à Assembleia de Deus. 
Novata na Casa, Lorena Brandão tem sua base eleitoral na Igreja Batista Caminho das Árvores. A neovereadora é filha do polêmico bispo Átila Brandão – que processa o ex-deputado petista Emiliano Araújo por ter sido acusado de participar de sessões de tortura. 
Além deles, há o vereador Joceval Rodrigues (PPS), que é ligado à Igreja Católica.
BANCADAS – Além da bancada evangélica, outro grupo que conseguiu reeleger os seus integrantes foi a bancada animal. Em 2012, os integrantes era Marcell Moraes (PV) e Ana Rita Tavares (PMB). Agora, a Marcelle Moraes (PV) e Ana Rita Tavares disputarão os holofotes da causa. 
No bojo dos sindicatos, Aladilce Souza (PCdoB) e Hélio Ferreira (PCdoB) conseguiram se eleger. Everaldo Augusto, que representava os bancários, ficou de fora. 

Publicada originalmente dia 3

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp