Política

Câmara de Salvador começa definir comandos das comissões permanentes

Publicado em 24/01/2017, às 18h10   Victor Pinto



Passada toda a agonia da posse e da acomodação de ex-vereadores e principais aliados, o clima das articulações na Câmara de Salvador agora é de arrumação das comissões, principalmente as permanentes e mais importantes.

O espaço da presidência da maioria dos colegiados começou a ser definido antes mesmo da posse da nova legislatura e a eleição da presidência da Casa, que elevou o vereador Leo Prates (DEM) ao posto maior da Comissão Executivo do legislativo.

O Bocão News apurou nesta tarde de terça-feira (24) que nove das dez comissões já contam com suas presidências acertadas. Somente o colegiado de Direitos do Cidadão está em aberto. A comissão poderia parar na mão de Tiago Correia (PSDB), mas o tucano foi alçado ao posto de presidente de Orçamento.

A articulação atual também passa pela composição de cada um e a briga perpassa a cadeira de vice das comissões temáticas.

Contudo, existem nuances nos bastidores de alguns dos colegiados permanentes.

A comissão de Transporte, por exemplo, na mão de Hélio Ferreira (PCdoB) gerou desconforto em setores ligados a prefeitura. Informações de bastidores dão conta de que a presidência na mão do comunista foi avalizada pelo Palácio Thomé de Souza e com também anuência de cabeças do sistema do transporte. Sabe-se que o espaço a Ferreira também passou pelas garantias de votação

Além de Paulo Magalhães (PV) na Comissão de Constituição de Justiça como presidente, a novata Lorena Brandão (PSC) deverá ser a vice do verde na CCJ.

Uma das comissões quem dado dor de cabeça a Prates para indicar a composição é a temporária do Carnaval. Pacificado o nome de Moisés Rocha (PT) na presidência, os vereadores Igor Kannário (PHS) e Felipe Lucas (PMDB) disputam a vice.

As comissões temporárias de Assistência Social que deve absolver o colegiado de Pessoa com Deficiência que vigou na última legislatura, Segurança Pública que será proposta pelo vereador Kiki Bispo (PTB) e de Revisão da Lei Orgânica do Município ainda não estão fechadas.

Veja como estão as articulações das composições dos presidentes 

Permanentes

Constituição, Justiça e Redação Final – Paulo Magalhães Júnior (PV)

Finanças, Orçamento e Fiscalização – Tiago Correria (PSDB)

Educação, Cultura, Esporte e Lazer – Sidininho (PTN)

Saúde, Planejamento Familiar, Seguridade e Previdência Social – Duda Sanches (DEM)

Planejamento Urbano e Meio Ambiente – Luiz Carlos (PRB)

Transporte, Trânsito e Serviços Municipais – Hélio Ferreira (PCdoB)

Direitos do Cidadão - ???

Desenvolvimento Econômico e Turismo

Defesa dos Direitos da Mulher – Alaldilce Souza (PCdoB)

Reparação – Silvio Humberto (PSB)*

* caso haja o desmembramento do segmento de Cultura da comissão de Educação, Silvio é o principal cotado para o posto no colegiado e a vaga de Reparação deve ser aberta para outro colega de legislatura.  

Temporárias

Carnaval – Moisés Rocha (PT)

Assistência Social e Pessoa com Deficiência - ???

Segurança Pública - ???

Revisão da Lei Orgânica do Município - ???

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp