Política

TCE aprova recurso do governo sobre Fonte Nova

Imagem TCE aprova recurso do governo sobre Fonte Nova
A decisão não muda o termo aditivo, nem encerra a questão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/08/2011, às 14h04   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) tiveram mais uma tarde de discussões acirradas sobre o processo de liberação de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção da Arena Fonte Nova. Nesta terça-feira (2),  o pleno do TCE decidiu dar provimento ao pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE) de anular uma decisão da 2ª Câmara de liberar 20% dos R$ 323 milhões.

A decisão foi dividida e precisou da participação da presidente do TCE, Ridalva Figueiredo, que só é acionada quando há um impasse. No caso, três conselheiros votaram contra o recurso – França Teixeira (relator do processo), Pedro Lino e Manoel Castro – outros três aprovaram o processo – Zilton Rocha, Antonio Honorato e a auditora substituta de Filemon Matos, Lilian Damasceno. Diante do empate, Ridalva entrou no circuito e aprovou o pedido do governo estadual.

No entendimento dos conselheiros que votaram contra o recurso, a decisão final, pelo provimento, é inócua. Já que em 21 de julho, o governo do estado assinou um aditivo no contrato com BNDES que vai no mesmo sentido daquilo decidido pela 2ª Câmara em maio e anulado agora.

Entre os pontos do aditivo está a mudança do ítem “e” do inciso primeiro da cláusula Décima, que condicionava a liberação da primeira parcela do recurso à “apresentação definitiva do Pleno do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, no âmbito do processo...”. Este ponto, com a reformulação desceu para o segundo inciso. Com o novo texto do contrato, os 20% já poderiam ser liberado, mesmo sem a apreciação total do processo pelo Pleno do TCE.

Ou seja, a decisão desta terça-feira não interfere no termo aditivo. O que está por vir e, que ainda não tem data para acontecer, é o parecer definitivo dos conselheiros sobre o conjunto da obra para a liberação total dos recursos.

Esta exigência ainda não sofreu alteração, mesmo após diversas investidas do governo estadual, no sentido de descredenciar o TCE como instituição apropriada para aferir e decidir sobre a liberação como reza o contrato assinado pelo próprio governo.

Matérias relacionadas
Arena Fonte Nova: TCE adia julgamento do recurso da PGE

TCE adia julgamento do processo da Fonte Nova

TCE decide liberação de recursos para Arena Fonte Nova nesta quinta

Ministros do TCU não interferem em decisão do TCE



Fotos: Roberto Viana // Bocão News

Matéria postada originalmente dia 02.08.2011, às 20h59 e atualizada em 03.08.2011, às 14j04

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp