Política

ACM Neto diz que CPI não tem cunho eleitoreiro

Imagem ACM Neto diz que CPI não tem cunho eleitoreiro
Deputado também confirma saídas de Tia Eron e Andréa Mendonça do partido  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/08/2011, às 14h15   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, ACM Neto, foi sem dúvida a personalidade mais festejada neste sábado (20) durante a convenção do partido, no Grande Hotel Stella Maris. Antes de falar para a platéia, ele conversou com exclusividade com o Bocão News. Primeiro, ao ser provocado pela reportagem do site, revelou quais motivos o levaram a encabeçar a lista de parlamentares que pretendem instalar uma CPI no Congresso para investigar denúncias de corrupção no governo Dilma.

“Creio que há razões de sobra para lutar pela CPI. Nunca vimos um governo que em tão pouco tempo teve tantos escândalos de desvios de dinheiro público e favorecimento de aliados. Apesar de não ter maioria na Câmara, vamos trabalhar para que as investigações sejam executadas com rigor, austeridade e transparência. Precisamos dar uma resposta a opinião pública. Esse argumento de que a oposição quer espaço na mídia de olho nas urnas eleição é inconsistente. Acabamos de sair de uma eleição e estamos no começo de uma nova legislatura. Portanto, a CPI não é do Congresso, é da sociedade brasileira”.

Em seguida, após nova investida do Bocão News, o deputado ACM Neto - provável candidato do Democratas a prefeitura de Salvador - foi levado a responder como pretende chegar ao Thomé de Souza sem apoios concretos na Câmara Municipal. Neste momento, ele confirmou que as vereadoras Tia Eron e André Mendonça estão de saída da legenda. “Não posso falar em candidatura, mas estamos dialogando e alguns partidos já manifestaram a intenção de caminhar ao nosso lado. No caso das vereadoras, estamos buscando um entendimento para que elas possam se desligar e procurar outra filiação. Não podemos forçar a barra com a lei de fidelidade partidária sem se ater aos fatos e levar em consideração a afinidade política”. 

Durante bate-papo com a reportagem, Tia Eron sinalizou que não há outra possibilidade a não ser sair do DEM, mas mostrou certa preocupação com os pré-requisitos legais. “Um acordo em si não assegura o que determina a lei de fidelidade partidária. O entendimento não dá tranquilidade para quem precisa de segurança jurídica”, observou. Entretanto, confirmou que tem interesse em se juntar ao “rebanho” do PRB, liderado pelo bispo Márcio Marinho. “Existe disposição neste sentido”, finalizou. André Mendonça, por sua vez, não participou do evento.

Fotos: Roberto Viana/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp