Política

ACM Neto envia à Câmara pedido de autorização para empréstimo de quase R$ 200 milhões

Arquivo/BNews
Recursos do CAF serão aplicados no programa de requalificação urbanística da cidade  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 11/10/2017, às 12h48   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Um dia após ter o projeto de lei que trata de incentivos fiscais no âmbito do programa Salvador 360 aprovado pela Câmara Municipal de Salvador, o prefeito ACM Neto (DEM) envio uma nova matéria. Desta vez, o democrata pede autorização do Legislativo para contrair um empréstimo no valor de U$ 60,7 milhões, o que equivale a aproximadamente R$ 192,3 milhões.

Os recursos, se aprovados pelos vereadores, deverão ser contraídos junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e destinado, conforme proposta da prefeiturea, ao Programa de Requalificação Urbanística de Salvador, o Proquali. 

Dentre as ações que prefeito ACM Neto pretende executar com o empréstimo estão as requalificações urbanas das áreas do Farol de Itapuã, da orla Amaralina/Pituba, da Praça Cairu e do Corredor da Fé até a Praça da Base da Colina Sagrada, trecho que corresponde ao percurso da Lavagem do Bonfim. Também estão no projeto a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia, instalação da infraestrutura do programa Salvador Inteligente, além da implantação do Museu da Música Brasileira.

A operação de crédito já foi analisada pela Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal e deve receber o aval também no Senado. 

O projeto de lei enviado à Câmara também prevê a criação de mais quatro cargos comissionados na estrutura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) para atendimento às necessidades do Proquali.

Colaborou o repórter Victor Pinto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags